Anvisa detecta primeiro caso de ‘superfungo’ no Brasil em paciente com Covid-19

De acordo com a Anvisa, ainda serão realizadas as análises fenotípicas (para verificar o perfil de sensibilidade e resistência) e o sequenciamento genético do microrganismo (Reprodução/ Internet)

Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nessa segunda-feira, 7, um alerta sobre uma investigação de possível caso de Candida auris no Brasil em um paciente com Covid-19 internado em uma UTI na Bahia. O ‘superfungo’, como é conhecido, é resistente a medicamentos e também responsável por infecções hospitalares letais.

“O fungo foi identificado em amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI adulto em hospital do estado da Bahia, sendo confirmado pela técnica Maldi-Tof no Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz – LACEN/BA e no Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP”, diz trecho da notificação.

PUBLICIDADE

A Anvisa informou ainda que o Candida auris (C. auris) “é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública”. A infecção por C. auris é resistente a medicamentos e pode ser fatal. Em todo o mundo, estima-se que infecções fúngicas invasivas de C. auris tenham levado à morte de entre 30% e 60% dos pacientes.

A amostra foi coletada de um paciente que está internado por complicações da Covid-19, em UTI geral de um hospital do estado da Bahia. No dia 4 deste mês, foi identificada cultura de ponta de cateter positiva para levedura sugestiva de C. auris. A amostra foi encaminhada pelo laboratório do hospital para o Lacen-BA que, no mesmo dia, comunicou a suspeita de caso positivo para C. auris.

De acordo com a Avisa, ainda serão realizadas as análises fenotípicas (para verificar o perfil de sensibilidade e resistência) e o sequenciamento genético do microrganismo (padrão-ouro) pelo Laboratório Especial de Micologia da Escola Paulista de Medicina (Lemi–Unifesp) que é o laboratório colaborador de referência para sequenciamento da Rede Nacional para identificação de C. auris em serviços de saúde.

Recomendações

Para evitar e prevenir que novos casos sejam identificados no País, a Anvisa recomendou três medidas endereçadas ao laboratórios de microbiologia para reforçar a vigilância para identificação de Candida Auris e informar imediatamente à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do serviço, qualquer caso suspeito.

A Anvisa ainda recomendou aos serviços de saúde, para seguir as orientações previstas no Comunicado de Risco nº 01/2017 – GVIMS/GGTES/Anvisa e suas atualizações e ao CCIH do serviço de saúde, para adotar imediatamente as medidas de prevenção e controle de infecção (em caso de suspeita ou confirmação de infecções por C. auris), realizar a notificação pelo formulário da Anvisa: “Notificação de Casos de Candida auris em Serviços de Saúde” e informar a suspeita ou confirmação de casos à Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH) do seu estado.

Veja o alerta na íntegra:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.