Anvisa proíbe aplicação de lote com mais de 12 milhões de doses da Coronavac

Agência reguladora suspendeu lotes de Coronavac envazados em fábrica não inspecionada na China (Tânia Rego/Agência Brasil)
Wesley Diego – Da Cenarium

SÃO PAULO – A Anvisa suspendeu, neste sábado, 4, a distribuição de lotes de vacinas Coronavac envasados em uma fábrica não inspecionada pela agência. Mais de 12 milhões de doses do imunizante foram retidos até que sejam liberados para aplicação.

A suspensão é cautelar e foi adotada após o Instituto Butantan informar à Anvisa que as doses foram processadas em uma fábrica da Sinovac, na China, diferente da que consta nos documentos de autorização emergencial da vacina no Brasil. 

Em nota, o Butantan afirma “ter compromisso com a transparência e por ter extrema precaução, comunicou o fato à agência, após atestar a qualidade das doses recebidas”. O instituto diz ainda ter convidado a Anvisa para conhecer as instalações das fábricas da Sinovac no país asiático. 

PUBLICIDADE
Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Tanto a Anvisa quanto o Butantan informam que não há motivo para pânico da população. Em entrevista ao jornal O Globo, Antônio Barra Torres, diretor-presidente da agência, pede tranquilidade e que não haja descrédito ao Instituto Butantan.

O que diz a Anvisa?

A Anvisa informa que recebeu a documentação do Butantan para certificação da fábrica que envazou os lotes suspensos de Coronavac. Mas, até o momento, não localizou informações de Boas Práticas de Fabricação (BPF) emitido por outras autoridades sanitárias como a Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo.

“Considerando-se a irregularidade apontada, somada às características do produto e à complexidade do processo fabril, já que vacinas são produtos estéreis (injetáveis), devendo ser fabricadas em rigorosas condições assépticas, torna-se necessária a adoção de medida cautelar para evitar a exposição da população”, declarou em nota a agência.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.