Ao menos nove ocorrências são registradas durante chuvas em Manaus

Registro mostra chuva em Manaus (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Karol Rocha – Revista Cenarium

MANAUS — A chuva registrada na manhã desta sexta-feira, 14, ocasionou pelo menos nove ocorrências, em Manaus, dentre elas deslizamentos de barranco e alagamentos em vias de vários bairros. Até as 10h, os pluviômetros marcavam 28,6 milímetros de chuva em média. A época é marcada por chuvas intensas que devem ser registradas geralmente até maio, a chamada inverno amazônico.

Entre as ocorrências registradas por conta das chuvas, estão o alagamento na Rua Cambará, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, zona Norte; na Rua Jamelão, na Comunidade João Paulo, zona Leste, e na rua Sócrates, na Comunidade Bairro Novo, também na zona Leste.

PUBLICIDADE

Riscos de deslizamento de barranco também foram detectados na rua Curiós, no Loteamento Fazendinha, bairro Cidade Nova, zona Norte; na Rua Raimundo Saraiva, Comunidade Cidade de Deus, zona Norte, e Rua Zoizita, na Comunidade São Lucas, bairro Tancredo Neves, zona Leste.

Dois desabamentos de muro foram registradas na Rua Bom Jesus, bairro Zumbi dos Palmares, e na Rua Damasco, no bairro Grande Vitória, ambos na zona Leste de Manaus. E um risco de desabamento de rumo foi apontado na Rua 7 de Setembro, Comunidade Nova Vitória, zona Leste.

Chuvas intensas

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), as chuvas estão acima do esperado e deve seguir até maio deste ano. Vale ressaltar que o volume de chuvas contribue para a subida do rio Negro, em Manaus.

“Já chegamos na estação chuvosa. Temos observado chuvas acima da climatologia nos meses passados, ou seja, tem alguma coisa que está fazendo com que as chuvas estejam acima do normal e aí o reflexo vem no rio Negro”, comentou o meteorologista Ricardo Dallarosa. A previsão do Inmet é que seja registrada pancadas de chuvas nos próximos dois dias em toda a capital amazonense.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.