Apagão deixa cidades do Acre e Rondônia sem energia elétrica
22 de agosto de 2024

Da Cenarium*
MANAUS (AM) – Um apagão atingiu cidades dos estados do Acre e Rondônia na tarde desta quinta-feira, 22. A informação foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a interrupção ocorreu às 16h47. O ONS afirma que houve uma interrupção de cerca de 980 MW de carga, nos dois estados do Acre (180 MW) e Rondônia (800 MW). Os dados foram obtidos através de sistema de supervisão do ONS.
Houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira, além do sistema de transmissão em 230 kV que interliga os estados do Acre e Rondônia ao SIN. A recomposição do sistema teve início às 17h10, através da energização do sistema de interligação em 230 kV entre as subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná. O processo de recomposição segue em andamento, já tendo sido recomposto 50 MW de cargas até o momento da publicação desta nota (18h01).
Sistema retomado
O ONS divulgou uma nova atualização no início da noite relatando que ainda aguarda informações dos agentes [empresas de energia elétrica] para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.
Do montante de carga afetado, foram restabelecidos 691 MW, correspondente a 70% da carga, até às 19h31. O ONS ainda aguarda informações dos agentes para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes seguem dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.
Sala de situação
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou em nota que o ministro Alexandre Silveira determinou a abertura imediata de sala de situação, com participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do corpo técnico do ministério, “para garantir celeridade à recomposição do sistema e acompanhar as demais tratativas sobre a ocorrência”. As condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis, enfatizou o MME.
Na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no início de agosto, o ONS recomendou o acionamento de termelétricas a gás natural e a redução do uso de usinas hidrelétricas da Região Norte, para preservar os rios e os recursos hídricos, em decorrência da seca.
Sistema Interligado
O Sistema Interligado Nacional – SIN é um sistema hidrotérmico de grande porte para produção e transmissão de energia elétrica, cuja operação envolve modelos complexos de simulações que estão sob coordenação e controle do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, que, por sua vez, é fiscalizado e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.