Após aglomeração, comícios e caminhadas são suspensos em Nhamundá, no AM

Evento reuniu centenas de pessoas em Nhamundá, que estavam se máscaras, em meio ao risco de contágio da Covid-19 (Divulgação/Internet)

Bruno Pacheco — Da Revista Cenarium

MANAUS — Eventos políticos que causem aglomeração de pessoas em Nhamundá (a 382 quilômetros de Manaus), estão suspensos até o dia 20 de outubro deste ano.

A medida foi estabelecida nessa sexta-feira, 9, pelo promotor eleitoral Márcio Pereira de Mello, durante reunião com representantes das coligações majoritárias do município, após um evento promovido pela candidata à prefeitura Marina Pandolfo (PSD) registrar um grande número de pessoas sem máscaras e o Ministério Público Eleitoral (MPE) requisitar investigação, em meio ao risco de contágio da Covid-19.

PUBLICIDADE

O evento político ocorreu último dia 2 de outubro. Para o MPE, o ato descumpriu normas de saúde pública impostas pela pandemia, que pode causar graves consequências à população do município. No próximo dia 20 deste mês, as 10 horas, representantes de coligações, junto ao promotor, devem se reunir novamente, no Fórum de Nhamundá, para definir regras de realização de campanhas durante o novo Coronavírus.

Apesar da aglomeração com pessoas sem máscaras, a assessoria de comunicação da coligação “União pelo povo de Nhamundá”, comandada pela candidata Marina Pandolfo, disse em nota à REVISTA CENARIUM que não cometeu irregularidades e que cumpriu todas as medidas de segurança e prevenção à Covid-19.

Segundo a assessoria, também não houve comício e a população do município foi convidada para participar de uma caminhada, desde que fossem de máscaras. Ainda conforme a coligação, a candidata usava máscara e foi disponibilizado álcool em gel para os participantes do ato.

“Sobre a possibilidade de realização de eventos políticos, recebemos como respostas que, do ponto de vista da legislação eleitoral, estava tudo autorizado (caminhadas, comícios, entre outros), desde que fossem respeitadas as medidas de segurança orientadas pelas autoridades de saúde. Diante de tal consentimento, fora protocolado um documento informando a Justiça eleitoral a realização do evento”, diz trecho da nota, relembrando que os cuidados também são individuais.

Dados da Covid-19

O Amazonas registra o total de 146.233 casos da Covid-19 até essa sexta-feira, 9, sendo que 55.183 são de Manaus (37,74%) e 91.050 do interior do Estado (62,26%). De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o número de mortes pela pandemia chegou 4.223, divididos entre a capital (2.673 óbitos) e os 61 municípios amazonenses (1.550 óbitos)

Em Nhamundá, a pandemia já infectou 891 pessoas, sendo 14 mortes decorrentes do vírus. Até o dia 8 de outubro, a cidade apresentava apenas dois pacientes internados (um em Manaus e outro em Nhamundá) e dez em tratamento domiciliar.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.