Após ataque criminoso, audiências de custódia serão realizadas por videoconferência no AM

Audiências ocorrerão no Centro de Recebimento e Triagem (CRT), unidade prisional vinculada à Seap (Divulgação)

Com informações da Assessoria

MANAUS — A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu nesta segunda-feira, 10, a visita dos representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Amazonas (OAB/AM), da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), para oficializar o acordo que visa a realização das audiências de custódia por videoconferência no Amazonas, em decorrência do atentado ocorrido nas proximidades do Fórum Henoch Reis na última quinta-feira 6, durante o transporte dos detentos.  

O encontro, que teve a participação de agentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), ocorreu na sede da secretaria, localizada na Avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da capital, e visa garantir a segurança necessária na logística e nos procedimentos adequados durante a sessão de custódia.

PUBLICIDADE

Por meio da portaria conjunta nº 01 do TJAM, foi autorizada a audiência de custódia por sistema de videoconferência. As audiências ocorrerão no Centro de Recebimento e Triagem (CRT), unidade prisional vinculada à Seap, que funciona nas dependências do Centro de Detenção Provisória Masculino I (CDPM I), e ficará responsável por garantir a apresentação do detento e fornecer, em sua estrutura física, as salas para realização destas atividades. 

Durante a reunião, o secretário da Seap, coronel Paulo César Gomes, ressaltou a importância da reunião com as autoridades na secretaria.  “A visita dos representantes destes órgãos é fundamental para nós, que trabalhamos na execução final, alinharmos medidas que melhorem o sistema e a parte judiciária, além de proporcionar a essas pessoas privadas de liberdade um pouco mais de dignidade e respeito com o seu processo e suas atividades”, afirmou Paulo César.

Ainda de acordo com o secretário, no fim de semana (8 e 9/01), a Seap já operou 52 audiências por meio de videoconferência, para que não houvessem acúmulos em relação à custódia dos presos.  

Após a reunião, os representantes dos órgãos foram visitar o Centro de Recebimento e Triagem (CRT), localizado no ramal do quilômetro 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), para conhecerem o local e observarem de perto os procedimentos que são feitos durante as videoconferências.

O desembargador Délcio Luís Santos, do TJAM, que estava presente na visita técnica, elogiou o trabalho desempenhado pela Seap e a sua satisfação nesta parceria. “Eu saio daqui muito contente, porque estou vendo um trabalho de excelência que está sendo realizado, e eu tenho certeza que agora com essa parceria o serviço ficará cada vez melhor”, afirmou.

Representantes dos órgãos visitaram o Centro de Recebimento e Triagem (CRT), localizado no ramal do quilômetro 8 da BR-174 (Divulgação)

Parceria 

A implantação do sistema de videoconferência começou em abril de 2019, e é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e o Governo do Amazonas, por meio da Seap, em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE).

Unidades Prisionais 

Todas as unidades prisionais do Amazonas já possuem o sistema de videoconferência implantado. Além de preservar a segurança e contribuir com a redução de custos do sistema penitenciário, o sistema de audiências por videoconferência é uma ferramenta fundamental para agilizar a análise dos processos judiciais dos apenados.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.