Após Bolsonaro, Lula pode visitar Manaus em outubro

Visita de Lula a Manaus é vista como uma estratégia para derrotar Bolsonaro em 2022 (Reuters/Leonardo Benassatto/Direitos Reservados)

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar Manaus, em outubro deste ano, para definir um candidato do partido ao governo do Amazonas para as eleições 2022, segundo aliados do petista nos bastidores da política. A visita ocorre após a passagem “relâmpago” do atual mandatário do País, Jair Bolsonaro (sem partido), que esteve na metrópole amazonense no dia 18 de agosto para inaugurar apartamentos, cujo “sorteio” das unidades beneficiou parentes do prefeito da cidade, David Almeida (Avante).

Veja também: Bolsonaro inaugura residencial que beneficiou parentes do prefeito de Manaus

PUBLICIDADE

A visita do ex-presidente à cidade é vista como uma estratégia de conseguir derrotar Bolsonaro na capital, num possível confronto nas eleições do ano que vem, já que o atual mandatário do País venceu a disputa presidencial no Estado, em 2018, com vitórias expressivas nos municípios de Manaus (65,72% dos votos válidos), Apuí (51,44%) e Guajará (50,48%).

Os dias em que o petista estará em Manaus ainda não foram confirmados, tampouco divulgados pela sigla. Nessa sexta-feira, 20, a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) afirmou ao site O PODER que depois de cumprir a extensa agenda política que iniciou nesta semana pelos estados do Nordeste, Lula estará visitando o Norte do Brasil.

“Depois do Nordeste, Lula virá para o Norte. Até o fim do mês irei me encontrar com ele para um evento e saberei da data concreta”, disse Vanessa Grazziotin, em fala concedida ao site O PODER. Esta seria a primeira vez do ex-presidente ao Amazonas, desde que cumpriu o mandato na Presidência da República (2003 a 2010) e após sua prisão em decorrência da Lava Jato.

Agenda

Neste sábado, 21, o ex-presidente Lula visitou o Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. O estado é considerado como o “reduto eleitoral” de Ciro Gomes (PDT), eventual adversário do petista e de Bolsonaro na eleição presidencial 2022.

Nesta semana, além do Ceará, Luiz Inácio Lula da Silva também esteve nos estados de Pernambuco, Piauí e Maranhão. Segundo o petista, ele ainda não decidiu se será candidato a presidente no ano que vem e que está viajando pelo Brasil, conversando com políticos, para tomar uma decisão.

Nas redes sociais, Lula afirmou, neste sábado, 21, que “nunca viu o Brasil na situação que ele se encontra” e que é possível ter um outro País, com mais emprego, desenvolvimento e oportunidade.

“Eu nunca vi o Brasil na situação que ele se encontra. Nunca vi o clima de desavença e de ódio estabelecido na sociedade brasileira. Resolvi viajar o País, começando pelo meu querido Nordeste, porque quero conversar com a sociedade, com a imprensa, quero ouvir as pessoas”, escreveu Lula, em uma publicação no Twitter.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.