Após caminhão desviar rota e pressão dos inscritos, Governo de Roraima suspende concurso da Polícia Civil
02 de agosto de 2022

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium
BOA VISTA (RR) – O caminhão que transportava as provas para o concurso público da Polícia Civil teve o percurso desviado na noite dessa segunda-feira, 1°. De acordo com a polícia, o veículo estava sendo monitorado. O caminhão foi encontrado no Vila Jardim, Zona Oeste de Boa Vista, pela Polícia Militar (PM). A guarnição havia mantido o certame, que ocorre durante os dois primeiros fins de semana de agosto, mas na manhã desta terça-feira, 2, em um evento, o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), suspendeu a realização das provas depois de muita pressão dos inscritos.
Em nota, a Polícia Civil informou que ao saber da informação uma equipe da Fundação Vunesp, organizadora do certame, encaminhou-se de imediato, ao local, e acionou a equipe policial que se encontrava mais próxima do caminhão, no caso, uma guarnição da Polícia Militar.

“Diante da situação, uma ação de contingência foi adotada pela Polícia Civil, em conjunto com a Fundação Vunesp, sendo deslocada uma equipe ao local onde se encontrava o caminhão para averiguar as condições de segurança e integridade das provas”, explica.
Segundo a PC-RR, a carga foi encontrada intacta, sem qualquer sinal ou indício de que tenha havido a quebra do sigilo das provas. Na ação, a PM precisou usar cães farejadores para verificar se haviam utilizado o caminhão para transporte de material ilícito, aproveitando-se da carga que estava sendo transportada.
A nota finaliza informando que todo o material será submetido à perícia. Os lacres que se encontravam na porta do caminhão foram os únicos lacres rompidos. Não foram identificados outros lacres comprometidos ou sinais que pudessem sugerir qualquer ação que pudesse indicar a quebra do sigilo da prova.
A Polícia Civil mantém equipe de prontidão e em plantão permanente para garantir a lisura e igual condições para todos os candidatos aos cargos ofertados no concurso público.
Concurso Público
Ao todo, serão 175 vagas, para nove carreiras, com remuneração inicial de até R$ 20 mil. As provas objetivas e discursivas serão realizadas em dois finais de semana do mês agosto deste ano. Mais de 24 mil pessoas se inscreveram para realizar as provas para os cargos de agente de polícia, escrivão, médico-legista, odontolegista, perito criminal (várias especialidades/áreas), perito papiloscopista, auxiliar de perito criminal, auxiliar de necrópsia e delegado. A instituição realizou apenas um concurso em 2003, há 19 anos.