Após faltar dois debates, David Almeida vai à sabatina; veja resumo
27 de agosto de 2024

Carol Veras – Da Cenarium
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), participou de sabatina No programa BandNews Amazônia 1ª Edição, na rádio BandNews Difusora, na manhã desta terça-feira, 27, onde abordou temas como as relações dos familiares (noiva, sogra e genro) com empresas que têm contratos com a Prefeitura de Manaus assim como medidas do órgão para mitigar impactos das mudanças climáticas na população.
Questionado sobre os contratos da gestão com empresas ligadas ao genro e à sogra, Almeida afirmou que não vê crime no envolvimento de familiares com empresas que têm contratos, sem licitação, com a Prefeitura. Segundo o mandatário municipal, a sua noiva, Izabelle Fontenelle, já trabalhava em uma empresa que mantinha relações com a prefeitura antes da relação.
“Eles estão buscando tentar desqualificar a minha pessoa, não existe tipificação nenhuma nas condutas que foram apresentadas“, declarou. “Não existe crime. Qual é a tipificação? Qual é o crime?“.

A empresa Eleven da Amazônia, vinculada ao primo do genro do prefeito, Edgard Lima Cordeiro, foi responsável pelo aluguel de carros totalizando R$ 2,4 milhões em contratos pelo município em regime de emergência, sem licitação.
No Portal da Transparência, constam sete contratos entre a empresa e a prefeitura, firmados por meio das secretarias de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), entre outras. Em resposta, o prefeito afirmou que não reconhece esse padrão na prefeitura de Manaus e que “95% dos contratos são feitos com licitações”.
Durante a entrevista, o candidato à reeleição pelo Avante também questionou a forma como os veículos de comunicação obtiveram os dados, mencionando “invasão de sigilos fiscais”. No entanto, as informações divulgadas pode ser consultada no site da Receita Federal e no Portal da Transparência.
Asfalta Manaus e Fundeb
O candidato à reeleição pelo Avante ainda acusou o governador do Amazonas, Wilson Lima, de abandoná-lo durante sua gestão. “Após a eleição dele, ele interrompeu a parceria, e a Prefeitura continua trabalhando sem a ajuda do governo”, afirmou o prefeito em resposta a questionamento sobre o programa Asfalta Manaus.
“Foi a prefeitura que pagou o Asfalta Manaus. O governo deu uma contribuição”, acusou o mandatário. Segundo Almeida, a prefeitura precisou recorrer a um empréstimo para continuar alguns dos trabalhos realizados.
Sobre a falta de pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em 2023, David justificou a situação com a queda da receita e da atividade econômica. Ele afirmou que a prefeitura precisou redirecionar os recursos para o reajuste salarial dos professores.
O prefeito também se declarou criador do abono na capital. “Quem criou o abono do Fundeb foi o governador interino, David Almeida”, argumentou. Em 2017, Almeida assumiu como governador interino após a cassação de José Melo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Plancon
Sobre o Comitê e o Plano de Ações Climáticas de Manaus, anunciado em maio de 2023, David Almeida não comentou o andamento das discussões na Câmara Municipal de Manaus (CMM), mas destacou as ações do programa de habitação e as entregas do Minha Casa Minha Vida, em resposta a como realocaria moradores de áreas ameaçadas pelos extremos climáticos.
Um ano após o anúncio do plano, as discussões ainda não foram concluídas. As pautas sobre a emergência climática enfrentada pela capital amazonense foram retomadas este ano. Segundo o cronograma, a elaboração do plano deve durar 19 meses, com previsão de entrar em vigor apenas em 2025.

Propostas
O prefeito de Manaus também destacou projetos e ações voltadas para o centro da cidade durante participação na sabatina da rádio BandNews Difusora. Entre as propostas para um possível segundo mandato, Almeida mencionou a criação do projeto “Nosso Centro”, cujo objetivo principal é atrair mais pessoas para o centro comercial.
Como exemplo de ações já realizadas, o prefeito mencionou a construção do Mirante Lúcia Almeida, localizada na Avenida 7 de Setembro, Centro da capital. Almeida também celebrou o sucesso do evento “Sou Manaus”, afirmando que no ano passado conseguiu atrair mais de 400 mil pessoas em três noites. Este ano, a meta da gestão é receber 500 mil visitantes no festival musical, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro.
As sabatinas na rádio BandNews Difusora continuam com a participação do candidato Amom Mandel (Cidadania) na próxima quinta-feira, 29.