Após finalizar licitação da BR-319, Dnit ‘esconde’ nomes de empresas vencedoras

(Divulgação/Dnit)

Carol Givoni – Da Revista Cenarium

MANAUS – A licitação para contratação das obras de repavimentação e reconstrução de 52 quilômetros na rodovia BR-319, trecho no Amazonas, lote C (ou lote Charlie), entre o km 198 e o km 250, foi realizada na terça-feira, 22. Foram recebidas sete propostas, segundo o Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Com base na Lei de Acesso à Informação (12.537/2011), a REVISTA CENARIUM buscou a identificação da(s) empresa(s) vencedoras no certame, mas até às 17h (horário de Brasília) de hoje, quarta-feira, 23, a assessoria de imprensa do Dnit não retornou as respostas.

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Após abertura das propostas, a ordem inicial de classificação das empresas foi obtida. Contudo, agora, será analisada a documentação para conferir a habilitação e, consequentemente, a declaração da empresa vencedora.

Na sequência, será aberto o prazo recursal, conforme legislação em vigor. Só então o resultado será homologado pela Diretoria Colegiada do Dnit, declarando a vencedora com a devida publicidade dos processos de contratação pública. A empresa contratada também vai elaborar o projeto básico e executivo, que antecede à execução das obras.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destaca que a pavimentação da rodovia é prioridade para o Governo Federal. “Não podemos admitir que o estado do Amazonas não tenha essa conexão com o resto do Brasil, que uma capital importante, como Manaus, fique isolada do resto do Brasil. E, no final das contas, conectar o Amazonas, significa conectar Roraima; ter um acesso de Roraima com o resto do país. Então, é uma das obras, se não a mais importante, da região Norte”, disse.

Traçado já existente

A pavimentação do trecho “C” aproveitará o traçado já existente da rodovia, mantendo a largura da plataforma, com duas faixas de rolamento e dois acostamentos, de 90 centímetros. Para facilitar a parada em segurança dos veículos serão implantados recuo. Foram previstos ainda sistemas de drenagem para preservar a integridade da pista.

O segmento também contará com passagens de fauna aéreas e subterrâneas com cercas direcionadas para garantir a preservação dos animais que cruzam a estrada e, ainda, serão recuperadas áreas degradadas nas adjacências da rodovia. Serão mais de mil mudas nativas plantadas. Com preservação do meio ambiente, a proposta é fazer da pavimentação da rodovia um modelo de sustentabilidade e governança ambiental.

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