Após ilegalidades, Assembleia Legislativa do AM divulga nomes de membros da CPI da Saúde


25 de maio de 2020
Após ilegalidades, Assembleia Legislativa do AM divulga nomes de membros da CPI da Saúde
Os nomes foram divulgados no Diário Legislativo desta segunda-feira, 25 (ALE/AM)

Thiago Fernando – Da Revista Cenarium

A Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Pandemia, instaurada na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), já tem seus membros efetivos escolhidos. Os deputados estaduais Delegado Péricles (PSL), Fausto Junior (PRTB), Dr. Gomes (PSC), Serafim Corrêa (PSB) e Wilker Barreto (Podemos) vão investigar os gastos públicos do Governo do Estado na Saúde. A confirmação dos nomes saiu nesta segunda-feira, 25, na edição 1.498 do Diário Oficial Legislativo. O presidente e relator da CPI ainda serão escolhidos em reunião sem data marcada.

O rito constitutivo acabou sendo seguido, indo contrário à indicação direta, anteriormente, do presidente da Casa, Deputado Josué Neto (PRTB). Mesmo assim, os nomes causaram questionamentos, principalmente da 1º Vice-presidente da Casa, a deputada Alessandra Campelo (MDB), que afirmou estranhar a divisão dos membros da CPI.

“Primeiro, acho estranho que um partido como o Progressistas, que é o maior partido da Casa, não tenha nenhum representante. Segundo, como pode o Governo ter maioria na Casa e só ter o Dr. Gomes (PSC) na CPI? É no mínimo estranho”, questionou Alessandra.

Vale lembrar que no último dia 19, Campelo entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) contra o deputado Josué Neto (PRTB) por “atropelar” o Regimento Interno da Casa. No mesmo dia, o desembargador João Mauro Bessa suspendeu o andamento da CPI.

Nasceu desmoralizada

Para a parlamentar, a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Saúde do Amazonas, já nasceu em débito. “É uma CPI que nasce desmoralizada pelo uso político, pelos mandos e desmandos do presidente e pela forma totalmente confusa e arbitrária, na qual ele vem conduzindo a Ale-AM”, disparou Alessandra.

“Essa é a terceira escolha dele (Josué Neto), para a composição da CPI, vou esperar a quarta”, ironizou.

Batalha virtual

Desde o inicio do isolamento social, com a suspensão presencial dos parlamentares nas sessões físicas, as plenárias têm acontecido de forma virtual.

Nelas, o embate entre oposição e situação se acirraram em meio à pandemia. Das suspeitas da compra de respiradores em loja de vinhos, à denúncias de falta de pagamentos aos profissionais da saúde e também ausência de EPI’s (Equipamento de proteção individual), tudo elevou a temperatura para o embate, culminando com a criação da CPI.

Para completar, parlamentares se queixam da forma como o atual presidente da Ale-AM, deputado Josué Neto, vem conduzindo as sessões. São constantes as quedas de áudio durante as falas dos deputados críticos à postura do presidente, como as deputadas Joana Darc (PL) e Alessandra Campelo.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.