Após investimento de R$ 27 milhões, Terminal Hidroviário de Eirunepé aporta apenas canoas
05 de novembro de 2020
Terminal Hidroviário de Eirunepé está há anos sem utilização (Sérgio Oliveira/Reprodução)
Náferson Cruz – Da Revista Cenarium
MANAUS – O Terminal Hidroviário de Eirunepé, a 1.159 quilômetros de Manaus, inaugurado em 2012 é uma amostra de como não se deve gastar o dinheiro do contribuinte. O fato é que o terminal que custou milhões aos cofres públicos, teoricamente seria usado para o embarque e desembarque de passageiros fluviais, mas na prática não é bem o que acontece, serve apenas para aportar canoas.
Depois de receber a aprovação e a documentação necessária da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), o terminal foi liberado pela Capitania dos Portos para o município em outubro de 2012. Porém, até hoje, o terminal que contou com um aporte de R$ 27 milhões do governo federal para a execução de obras e serviços de engenharia, nunca foi utilizado. Embarcações de médio e pequeno porte ancoram em uma pequena balsa ao lado do porto, no rio Juruá, sem estrutura adequada para a demanda.
Se não bastasse, a estrutura da base que sustenta a rampa de acesso à balsa (terminal) está deteriorada, precisando de reparos. Há receio por parte de quem passa pelo local, principalmente, os passageiros que trafegam com frequência por debaixo da rampa.
Base que sustenta a rampa de acesso ao porto está deteriorada e embarcações utilizam balsa ao lado como terminal portuário (Sérgio Oliveira/Reprodução)
“Isso aqui representa perigo para as pessoas que precisam embarcar, como pode uma estrutura dessas ficar parada no tempo, está toda enferrujada e o entorno da área tomado pelo mato, um gasto absurdo e sem utilização”, comentou Amarildo Soares, 47, comerciante, morador do centro da cidade.
Além da construção do terminal de passageiros e cargas, o montante de recurso também contemplou a realização de serviços de contenção, aterro, muros e cercas, pavimentação, drenagem e dragagem do terreno, além da guarita, armazém, rampas, estacionamento, ponte de acesso e fábrica de gelo e outros.
Recursos para 23 portos no Amazonas
Em maio de 2013, uma emenda parlamentar viabilizou a 23 portos no Amazonas, R$ 86 milhões para a construção de terminais hidroviários no Amazonas. Os recursos destinados a Secretarias Especiais dos Portos foram investimentos suplementares de obras que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Do montante, o município de Eirunepé recebeu R$ 900 mil.
Embarcação escolares abandonadas
Em um terreno baldio, o descaso e a falta de zelo com o patrimônio público também é evidente. Ao menos seis embarcações escolares que deveriam fazer o transporte de estudantes de comunidades ribeirinhas de Eirunepé estão completamente ‘abandonadas’. Enquanto isso, estudantes fazem fazer o uso de canoas, o que leva horas para chegar à sala de aula, quando não têm que se abdicar do pouco recurso que lhe resta para frequentar a escola.
Embarcações escolares abandonadas em terreno baldio (Sérgio Oliveira/Reprodução)
A CENARIUM tentou contato com a prefeitura de Eirunepé e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.
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