Após Manaus, TEDxAmazônia marca encontro entre saberes e ancestralidade em Belém


Por: Fabyo Cruz

07 de junho de 2025
Após Manaus, TEDxAmazônia marca encontro entre saberes e ancestralidade em Belém
Djuena Tikuna participou do evento neste sábado, 7 (Foto: Roberto Coelho/Tedx Amazônia)

BELÉM (PA) -A cidade de Belém (PA) recebe, pela primeira vez, o TEDxAmazônia, evento que reúne pensadores, artistas, ativistas e lideranças da floresta para discutir ideias transformadoras com foco na região amazônica.

A conferência, que começou na sexta-feira, 6, e segue até domingo, 8, no Theatro da Paz, ocorre no formato TEDx — uma licença concedida pelo TED original, criado nos Estados Unidos, para permitir eventos independentes ao redor do mundo. A edição amazônica, no entanto, carrega uma particularidade inédita: é a única com licença baseada em um bioma.

TEDxAmazônia faz parte de uma rede global de mais de quatro mil eventos, mas com uma pegada muito local. É palco para as vozes da Amazônia que a gente quer — e precisa — ouvir”, afirma a co-organizadora Mariana Camardelli, que apresentou o evento ao lado de outros organizadores. “Fizemos três edições em Manaus e agora desembarcamos lindamente aqui em Belém. Essa é só a primeira, mas não será a última.”

Mariana Camardelli, co-organizadora do TEDxAmazônia (Foto: Fabyo Cruz/Cenarium)

A abertura reuniu nomes como Alessandra Munduruku, liderança indígena reconhecida internacionalmente pela defesa dos territórios indígenas, e o professor e pesquisador Michel Pinho. Também participaram Joice Ferreira e Hortensia Caballero, com apresentação da Amazônia Jazz Band, responsável por encerrar o primeiro dia com sonoridades típicas da região.

Sábado de múltiplas Amazônias

Neste sábado, 7, o evento conta com duas sessões. À tarde, o público acompanha nomes como Djuena Tikuna, Francielly Barbosa e Dona Onete, ícone da música amazônica. À noite, a programação traz uma diversidade ainda maior de vozes, com presença internacional: Fernando Trujillo, Cécile Ndjebet e Maurício Serna se juntam aos brasileiros Célia Sampaio e Bustar Maitar, em um intercâmbio de saberes sobre clima, justiça ambiental e povos tradicionais.

Público presente no primeiro dia do evento no Theatro da Paz, em Belém (Foto: Felipe Martins/TEDxAmazônia)
Encerramento

O evento encerra-se no domingo, 8, com programação das 10h às 13h. Estarão presentes Eliakin Rufino, Larissa Noghuchi, Adriano Karipuna, Mayra Castro, Zenaide Parteira, Antonieta Costa, João do Clima, Danielle Souza, Airton Souza, Aparecida Matos e Gaby Amarantos. Ao todo, são mais de 30 palestrantes, entre brasileiros e estrangeiros, conectando a Amazônia ao mundo por meio de ideias e histórias inspiradoras.

Além do público presencial, o TEDxAmazônia está sendo transmitido on-line, com tradução simultânea para inglês e espanhol, ampliando o alcance da iniciativa e reforçando o caráter global das discussões sobre a floresta e seus povos.

Leia também: Cúpula dos Povos critica ‘PL da devastação’ e obra em rio do Pará
Editado por Marcela Leiros

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.