8 de março de 2021

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um dia após o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), nomear a mulher do vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PTB), Tarciana Almeida, o filho de um dos políticos mais conhecidos do Estado, Sabino Castelo Branco, Reizo Castelo Branco faz parte da lista do decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), nessa quarta-feira, 20, como diretor de Departamento de Difusão Cultural.

David também nomeou outro político que não conseguiu se eleger em 2020, Elias Emanuel, para o cargo de diretor de Departamento de Grandes Eventos.

Reizo foi “demitido” pela população manauara nas eleições municipais do ano passado ao não conseguir se eleger para o quarto mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O filho de Sabino recebeu apenas 1.779 votos, sendo que eram necessários ao menos 4 mil votos, como elegeu o vereador menos votado no pleito municipal em 2020, William Alemão.

Reizo se elegeu pela primeira vez aos 21 anos, em 2008, sendo reeleito em 2012 com 18.109 votos, tornando-se o mais votado da respectiva eleição. Elias Emanuel estava na CMM desde 2005, tentava a quinta reeleição, mas não obteve sucesso.

Polêmicas

A administração de David Almeida volta a causar polêmica. Em menos de 24 horas após a divulgação da nomeação de Gabrielle e Isabelle Lins, irmãs da família que comanda uma das maiores universidades privadas da cidade, acusadas de “furar a fila” na imunização contra Covid-19 com a nomeação flash na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu investigação para apurar suspeita de desvio de vacinas, após as irmãs Lins comemorarem o fato de terem sido vacinadas. As duas são médicas, mas foram nomeadas em cargos comissionados na Prefeitura de Manaus na véspera e no dia do início da vacinação na cidade.

DOM-5013-20.01.2021-CAD-1