Após nova alta dos casos de Covid-19, câmaras frigoríficas retornam aos hospitais de Manaus

para os próximos dias, também está prevista a instalação nos HPSs João Lúcio e Platão Araújo.

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium*

MANAUS – O Amazonas voltou a utilizar câmaras frigoríficas para dar suporte aos hospitais no acondicionamento de vítimas da Covid-19. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 31, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A câmara foi instalada no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e para os próximos dias, também está prevista a instalação nos HPSs João Lúcio e Platão Araújo.

Utilizadas em Manaus durante a primeira onda da pandemia do novo Coronavírus em abril de 2020, as instalações das câmaras frigoríficas nos hospitais públicos da capital voltaram a ser cogitadas por técnicos da SES-AM durante uma reunião interna, na última segunda-feira, 28, de acordo com informações adiantadas pela CENARIUM anteriomente.

PUBLICIDADE

A alta de casos preocupa autoridades. Na última terça-feira, 29, cinco principais órgãos de controle emitiram uma recomendação conjunta, para pressionar o governo estadual a suspender as atividades comerciais não essenciais, solicitando até a presença da Força Nacional para garantir a efetivação das políticas sanitárias.

No mesmo dia, o Amazonas registrou 112 novas internações, um recorde no desde o colapso na rede de saúde, vivido entre abril e maio deste ano. Até essa quarta-feira, 30, o Estado totaliza 199.570 casos da doença, sendo 5.258 mortes pela Covid-19.

Estrutura

Segundo a SES-AM, a estrutura de atendimento no pós-óbito dos prontos-socorros da rede estadual está sendo reforçada com a instalação de câmaras mortuárias nos necrotérios dos prontos-socorros da capital, que serão permanentes.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, afirma que a instalação da estrutura temporária está prevista na quarta fase do Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19 e está relacionada à tendência de aumento do número de óbitos por Covid-19.

“Os órgãos de vigilância em saúde recomendam a segregação de corpos de pessoas que faleceram por Covid-19 das demais causas. Com isso, toda a parte de preparo, guarda e liberação de corpos está sendo revista para reestruturar o fluxo desse serviço de forma permanente e ordenada. Mas enquanto não fica pronto, vamos utilizar o container”, disse.

Estrutura permanente 

No HPS 28 de Agosto, onde o necrotério já possui câmara mortuária, serão instaladas prateleiras para aumentar a capacidade do morgue. Nos outros dois HPSs, que não possuem câmara, a equipe de engenharia estuda a melhor forma para a implantação da estrutura permanente, para proporcionar condições de guarda, conservação, velório e retirada de corpos.

Acompanhamento

Psicólogos e assistentes sociais iniciaram nesta terça-feira, 29, o plantão de atendimento psicossocial nas unidades de saúde, com acompanhamento às famílias de internados por Covid-19. Os profissionais fazem o acompanhamento do casos, desde a comunicação do óbito até os trâmites funerais.

“Também estamos revisando os protocolos, aperfeiçoando o processo de identificação de corpos, a comunicação e a orientação às famílias, tanto em relação às informações do paciente internado quanto no pós-óbito”, garante Marcellus.

(*) Com informações da SES-AM

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.