Após ofertar meio milhão de vagas, Cetam apresenta balanço de ações realizadas para ampliar oferta de cursos no AM

Recentemente, o Cetam alcançou a marca de 500 mil vagas ofertadas em todo o Estado do Amazonas (Divulgação)
Da Redação*

MANAUS – Após alcançar a marca de 500 mil vagas ofertadas em todo o Estado do Amazonas, o diretor-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), professor doutor José Augusto de Melo Neto, apresentou um balanço sobre as ações realizadas pela autarquia para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes.

No mês passado, o Cetam bateu um recorde de mais de meio milhão de vagas ofertadas no período de três anos. Para o diretor-presidente, esses números significam milhares de oportunidades oferecidas para mudar a vida das pessoas.

“Oferecer meio milhão de vagas em cursos profissionalizantes, em menos de três anos e meio, é uma conquista do Governo Wilson Lima. Para nós do Cetam, além do orgulho do trabalho que vem sendo realizado por uma equipe comprometida, esses números significam milhares de oportunidades oferecidas para mudar a vida das pessoas, aumentando a empregabilidade por meio da educação profissional de nível médio e de nível básico”, declara José Augusto.

PUBLICIDADE

O diretor destaca que essa ampliação no atendimento se tornou possível pelas muitas parcerias que o Cetam vem realizando com outros órgãos governamentais e também com o terceiro setor. “Tudo que fazemos tem como propósito atender uma demanda social e, com isso, contribuir para o acesso ao trabalho e renda, incluindo a formação para o empreendedorismo. A marca alcançada é, portanto, resultado efetivo do trabalho diário de muitas pessoas”.

Destaque nas redes

A autarquia tem se destacado nas mídias sociais, com a presença muito forte no Instagram e no Facebook. Em maio deste ano, o perfil do Cetam foi eleito o mais seguido entre os órgãos estaduais do Amazonas.

“A presença digital do Governo do Amazonas tem crescido de forma significativa, nos últimos anos, e isso representa, para nós, uma maior transparência nos serviços públicos e uma utilização cada vez mais eficaz das mídias sociais para assim atender as novas demandas da população”, informou Augusto.

Segundo o diretor, o Cetam mudou a forma de atendimento e investiu na capacitação da própria equipe, e com isso teve um crescimento orgânico de 40% nas redes sociais.

“Sabemos que as secretarias e autarquias das áreas educacionais e culturais sempre tiveram uma alta demanda por informações. Nos últimos anos, o Cetam modificou e ampliou a sua forma de atendimento, principalmente, nos municípios do interior do Estado, e com isso teve um aumento orgânico de 40% no engajamento das redes sociais. Fizemos isso investindo na própria equipe e dando melhores condições de trabalho”.

Leia também: Perfil do Cetam, nas redes sociais, é o mais seguido dentre os órgãos estaduais do AM

Premiações e reconhecimento

José Augusto coleciona premiações e reconhecimentos pela atuação à frente do Cetam, dentre elas, a Medalha Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Medalha Tiradentes, da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e o Prêmio de Líder Educacional do Ano da Latin American Quality Institute.

“Aprendi que o reconhecimento institucional e de um gestor público são formas de gratidão por uma iniciativa social. Apesar das homenagens não se destinarem com frequência para a área educacional, em nosso País, as premiações são sempre bem-vindas e devem ser comemoradas”, ressalta o professor.

“A Medalha Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado e a Medalha Tiradentes, da Polícia Militar do Amazonas, são comendas de alto valor e prestígio, enquanto, o Prêmio de Líder Educacional do Ano, que recebi pela segunda vez, da Latin American Quality Institute, demonstra que as diretrizes de gestão da educação profissional, no Amazonas, podem ser destaque em nível nacional e internacional”, afirma Augusto que destaca também que “essas conquistas contribuem para aumentar nossa responsabilidade e compromisso público. Sei também que as homenagens individuais não seriam realizáveis sem a valorização da coletividade que represento”.

Leia também: Diretor-presidente do Cetam, José Augusto é o convidado do ‘Cenarium Entrevista’ desta semana

Educação no Amazonas e no Brasil

O professor doutor lembra que por conta da crise sanitária de Covid-19, a educação brasileira teve prejuízo na aprendizagem dos alunos com a descontinuidade das aulas.

“Eu publiquei um artigo, em abril de 2020, sobre as crises pré-existentes no cenário educacional que retratavam uma escola não preparada para o impacto de uma nova crise e que, por isso, corríamos o risco de ampliar os indicadores negativos pós-pandemia, por ações desvinculadas da realidade escolar e pela falta de uma coordenação nacional. Infelizmente, foi exatamente isso que aconteceu, de forma geral, nas redes públicas e privadas de ensino no Brasil”, pondera.

Na leitura de José Augusto, a nível estadual, o Amazonas também enfrentou dificuldades a serem superadas, mas a resposta rápida do governo possibilitou uma transição que reduziu as perdas. “Destaque para o Programa Educa+Amazonas, com investimentos inéditos e ações pertinentes para a educação, apesar das adversidades que afetaram a todos”.

Projetos futuros

De acordo com o diretor-presidente, o Cetam vai dar continuidade ao seu planejamento estratégico para atender a determinação do governador em relação à ampliação do atendimento. “Estamos criando uma nova infraestrutura, nas unidades, e dando ao aluno condições de ter acesso, durante o seu curso profissional, a livros especializados, laboratórios técnicos e internet”.

“Estamos, também, recuperando espaços físicos e com a reinauguração do Centro Cultural Aníbal Beça, entre junho e julho deste ano, a população da Zona Leste de Manaus terá novas opções de qualificação profissional, de forma pública e gratuita. Será uma bela surpresa para os alunos e comunidade em geral”, finaliza o gestor da autarquia.

*Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.