Após sofrer hemorragia, Cacique Raoni é internado em hospital de Mato Grosso

Líder caiapó mundialmente conhecido sofreu hemorragia e vem sofrendo de depressão desde a morte da esposa. (Divulgação)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – O cacique Raoni Metuktire, 89, conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos dos povos indígenas, está internado em um hospital de Mato Grosso.

O quadro de saúde de Raoni se agravou na última quinta-feira (16), quando passou a sofrer hemorragia, diarreia e muita indisposição.

PUBLICIDADE

Ele foi levado às pressas de sua aldeia, no Parque Nacional do Xingu, até o hospital Santa Inês, localizado na cidade de Colíder, a 648 km de Cuiabá (MT).

O líder indígena não apresenta sintomas de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, segundo a equipe médica que o atende.

O sobrinho-neto de Raoni, Patxon Metuktire, disse à Folha que o líder dos caiapós passou a se alimentar mal após a morte da mulher dele, Bekwyjkà Metuktire, ocorrida em junho. “Eu estive lá e vi que o meu tio ficou muito triste. A morte dela tem muita relação com esse adoecimento dele”, afirmou.

Com um aparente quadro depressivo, Raoni disse ao sobrinho-neto que também está muito preocupado com o avanço do coronavírus nas aldeias. “Ele relutou muito em querer vir para o hospital por medo de pegar essa doença”, disse.

O Hospital Santa Inês, de Colíder, é particular, mas não conta com estrutura suficiente para exames mais elaborados, conta o médico Eduardo Massahiro Ono. “O Raoni está sofrendo uma hemorragia digestiva, e só um diagnóstico mais preciso vai apontar onde esse sangramento está localizado. Aqui, não conseguimos fazer esse procedimento”, explicou Ono.

O médico disse ainda que o líder indígena também precisa receber transfusão de sangue para recuperar o quadro de anemia.

Raoni seria levado ao Hospital Regional de Colíder, mas essa possibilidade foi descartada porque a unidade virou referência no tratamento de pacientes com Covid-19. “Seria muito arriscado deixá-lo lá por causa do grande trânsito de pacientes contaminados por coronavírus”, afirmou o médico.

“Vamos levá-lo de avião ainda hoje para Sinop [cidade da região norte de Mato Grosso com mais estrutura clínica]”, disse Patxon.

Raoni está lúcido, mas ainda muito debilitado. À Folha disse apenas que “está ficando forte novamente”.

(*) Com informações da Folhapress

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.