Após suspeita de omissão, Queiroga volta a depor na CPI da Pandemia

CPI da pandemia retorna aos trabalhos (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Com informações do O Globo

BRASÍLIA – Em meio a críticas realizadas pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) sobre a realização da Copa América no Brasil, a CPI da Pandemia tomará amanhã um novo depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A expectativa dos senadores é questionar o ministro sobre os riscos que o evento poderá provocar em um momento no qual o número de casos da Covid-19 volta a subir. Durante a semana, o relator Renan Calheiros chamou Queiroga de “omisso” por não ter se posicionado a respeito do evento, o que indica que o clima do depoimento deve ser tenso.

PUBLICIDADE

Os senadores haviam decidido reconvocar Queiroga para que ele apresentasse explicações sobre a participação do presidente Jair Bolsonaro em aglomerações, mas a presença do ministro também se tornou necessária após o depoimento da infectologista Luana Araújo, que havia sido convidada por Queiroga para integrar sua equipe e foi barrada pelo governo. No depoimento, ela fez duras críticas à gestão da pandemia do governo federal.

Na quarta-feira, é a vez do ex-secretário executivo do Ministério da Saúde Élcio Franco prestar esclarecimentos. Braço-direito da gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello, ele deverá ser questionado sobre a demora na compra de vacinas e sobre a existência de um “gabinete paralelo” de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro.

Na quinta-feira, a CPI ouvirá o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC), primeiro gestor estadual a prestar depoimento. Sua data foi antecipada depois que a Polícia Federal realizou, na semana passada, quarta fase de investigação contra o governador por suspeitas de desvios na aplicação de recursos de combate à Covid-19.

A semana da CPI termina com os depoimentos, na sexta-feira, de especialistas para falar sobre aspectos técnicos no combate à Covid-19: a microbiologista Natalia Pasternak e o médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz Cláudio Maierovitch, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Depoimentos da semana

Terça, 9h: Marcelo Queirogta, ministro da Saúde.

Quarta, 9h: Élcio Franco, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde

Quinta, 9h: Wilson Lima (PSC-AM), governador do Amazonas

Sexta, 9h: Natalia Pasternak, microbiologista; e Cláudio Maierovitch, médico sanitarista

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.