Após taxar Brasil, Trump anuncia novas tarifas para União Europeia e México
Por: Cenarium*
12 de julho de 2025
MANAUS (AM) – O governo dos Estados Unidos anunciou uma tarifa de 30% sobre produtos importados da União Europeia e do México. A medida entra em vigor em 1º de agosto e foi comunicada por cartas publicadas neste sábado, 12, por Donald Trump na rede social ‘Truth Social’
No texto destinado à presidente do México, Claudia Sheinbaum, Trump afirmou que o país “não fez o suficiente” para conter o narcotráfico. Em outra carta, direcionada à União Europeia, disse que o bloco mantém um “grande déficit comercial” com os EUA e justificou a tarifa como uma tentativa de equilibrar a balança.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reagiu afirmando que a UE está pronta para tomar medidas em defesa dos interesses do bloco. Ela declarou que “contramedidas proporcionais” serão adotadas, caso os Estados Unidos levem adiante a tarifa. Alemanha, Itália, França e Holanda também se manifestaram. O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, classificou a medida como “preocupante”.
A decisão amplia a série de tarifas anunciadas por Trump nos últimos dias contra países como Brasil, Canadá, Japão e Coreia do Sul. Também foi estabelecida uma alíquota de 50% sobre o cobre.
Negociadores da União Europeia buscavam um acordo abrangente com os EUA, com isenção mútua de tarifas sobre produtos industriais, mas o avanço das tratativas tem sido lento. Setores do bloco, como o governo francês, têm se posicionado contra aceitar os termos americanos.
De acordo com o Tesouro dos EUA, a arrecadação com tarifas aduaneiras ultrapassou US$ 100 bilhões no atual ano fiscal, até junho.
Brasil taxado
Donald Trump, anunciou nessa quarta-feira, 9, a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A medida, segundo ele, entra em vigor no dia 1º de agosto e afeta diretamente as relações comerciais entre os dois Países. O anúncio foi feito por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O dólar é rei. Vamos mantê-lo assim. Se as pessoas quiserem desafiá-lo, podem. Mas terão que pagar um alto preço. Não acho que nenhum deles vai pagar esse preço”, afirmou. Segundo o presidente, os países que compõem o Brics deverão pagar uma tarifa adicional de 10% sobre produtos exportados aos Estados Unidos, além dos tributos já em vigor.
Entre os países citados, Trump destacou o Brasil. “O Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom”, declarou.
Atualmente, o Brasil já enfrenta uma tarifa de 10% sobre os produtos que exporta para os Estados Unidos, imposta pelo próprio Trump em 2 de abril. A ampliação da tarifa reforça a política comercial protecionista adotada pelo governo norte-americano, que vê o fortalecimento de alianças entre países emergentes como ameaça à estabilidade da moeda norte-americana.
Leia mais: Líder do PT na Câmara pede a Moraes prisão de Eduardo Bolsonaro