Após Taylor Swift anunciar voto em Kamala, Musk realiza ataques machistas
11 de setembro de 2024

Carol Veras – Da Cenarium
MANAUS (AM) – Após a cantora americana Taylor Swift declarar apoio à candidata democrata Kamala Harris para a Presidência dos Estados Unidos da América (EUA), o proprietário do ‘X’, Elon Musk, proferiu comentários machistas contra a artista e a chamou de “solteirona dos gatos”, nesta quarta-feira, 11, em um publicação na rede social.
“Está bem, Taylor… Você venceu… Vou te dar um filho e proteger seus gatos com minha vida”, escreveu Musk. O ataque é uma referência à frase dita pelo senador J.D. Vance, que acusou as democratas no Congresso e no governo de Joe Biden de serem “um grupo de mulheres frustradas, insatisfeitas com suas vidas e escolhas, e que, por isso, querem que o resto do país também seja infeliz”.

Mulheres de diferentes áreas se mobilizaram em uma campanha nas redes sociais em defesa das “solteironas dos gatos” (“childless cat ladies”, no inglês) e contra a declaração do senador, que sugere que pessoas sem filhos deveriam ser privadas do direito ao voto e considera Kamala Harris “inapta” para o cargo. Os comentários do político reforçam o estereótipo de que mulheres sem filhos buscam consolo com gatos e animais de estimação.

A atriz Jeniffer Aniston se manifestou, em julho deste ano, contra a popularização negativa do termo. “Eu realmente não posso acreditar que isso venha de um possível vice-presidente dos Estados Unidos”, escreveu a artista. “Tudo o que posso dizer é… Sr. Vance, rezo para que sua filha tenha a sorte de ter seus próprios filhos um dia”, finaliza.

Além de Musk, o ex-presidente dos EUA Donald Trump aproveitou o momento para criticar a cantora durante o programa estadunidense Fox and Friends. “Ela é uma pessoa muito liberal, ela sempre parece apoiar um democrata e provavelmente pagará o preço por isso no mercado”, afirmou Trump. Eleitores do Republicanos fizeram uso de inteligência artificial (IA) em imagens da cantora para dizer que ela estaria em campanha a favor do rival de Harris.

Apoio à Kamala
Após o debate dos candidatos à presidência dos EUA, Taylor Swift publicou uma carta aberta ao público nas redes, que reafirmava o apoio a Harris. “Vou votar em @kamalaharris porque ela defende os direitos e causas que acredito precisarem de alguém combativo para protegê-los. Considero-a uma líder forte e talentosa, e acredito que este país pode avançar muito mais se for guiado pela calma, em vez do caos”, escreveu.
A cantora também ressaltou: “Fiz minha pesquisa e tomei minha decisão. Sua pesquisa é pessoal, e a escolha é sua. Quero lembrar especialmente aos eleitores de primeira viagem: para votar, é essencial estar registrado!”.