Apreensão histórica de ouro no Amazonas tem ligação com facção criminosa, diz PF


23 de janeiro de 2024
Apreensão histórica de ouro no Amazonas tem ligação com facção criminosa, diz PF
O delegado regional de Polícia Judiciária Domingos Sávio Pinzon Rodrigues e o delegado da Polícia Federal (PF) Adriano Sombra de Paula (Composição de Paulo Dutra/Revista Cenarium)
Ricardo Chaves – Da Revista Cenarium 

MANAUS (AM) – A Polícia Federal (PF) no Amazonas prendeu um membro de uma facção criminosa durante a terceira fase da Operação Pronta Resposta, deflagrada nesta terça-feira, 23. O homem, que não teve o nome revelado, é o terceiro investigado na ação que resultou na apreensão de 47kg de ouro em Manaus, em dezembro do ano passado.

A informação foi confirmada pelo chefe da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, delegado Adriano Sombra, durante coletiva de imprensa realizada na sede do órgão. “Nós temos a informação que ele é ligado a uma facção criminosa e já foi preso em Roraima”, declarou após questionamento da REVISTA CENARIUM.

Além da prisão, a terceira fase da operação cumpriu três mandados de busca e apreensão. As investigações devem continuar com uma quarta fase, segundo a PF. A Operação Pronta Resposta busca reprimir crimes de usurpação de patrimônio da União, organização criminosa e falsidade ideológica, cujas penas máximas somadas ultrapassam 13 anos de prisão. Além disso, a investigação visa tratar de outros elementos além de crimes ambientais. 

Operação Pronta Resposta foi realizada nesta terça-feira, 23 (Divulgação/PF)

“Existem crimes de organização criminosa, lavagem de capitais e evasão de divisas que podem fazer com que as penas ultrapassem 30 anos de prisão”, explicou  Adriano Sombra. 

Nas três fases da operação, três carros foram apreendidos e seis pessoas foram presas. “Estão sendo feitas análises relacionadas a digitais e outros elementos de provas que possam ser encontrados. Até o momento, já apreendemos seis pessoas que foram identificadas como partícipes diretos e auxiliares desse intento criminoso”, informou Sombra. 

Essa é considerada a maior apreensão de ouro da história do Amazonas. A carga foi avaliada em R$ 14,1 milhões. Outras operações ainda devem ser deflagradas com o objetivo de identificar os beneficiários e os destinatários do material.

As linhas de investigação trabalham com a possibilidade de que a carga teria como destino países da Europa, como a Itália, e de outras localidades como Estados Unidos e até Emirados Árabes.

Relembre o caso

As investigações da PF começaram no início de dezembro de 2023, a partir da prisão em flagrante de dois homens na cidade de Manaus, enquanto transportavam 47kg de ouro, na forma de barras, em duas malas.

Durante o transporte da carga, o veículo foi abordado por outros dois veículos que tentaram roubar o minério, avaliado em, aproximadamente, R$ 14,1 milhões, o que acabou sendo evitado por uma equipe da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). Dois veículos conseguiram escapar. As equipes, então, iniciaram as buscas pelos outros veículos e seus ocupantes.

Maior carga de ouro ilegal apreendida no Amazonas (Divulgação/PF)

A primeira etapa da operação cumpriu dois mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão. A segunda, um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. A terceira e última etapa aconteceu nesta terça-feira e resultou na prisão de um homem.

Leia mais: PF cumpre mandados em Manaus contra suspeitos de usurpação de bens da União
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Adriana Gonzaga

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.