Coluna da REVISTA CENARIUM dedicada a falar, de forma dinâmica, sobre o que está em alta na cena política da Amazônia, Brasil e mundo.


Aprovação do ‘PL da Devastação’ explicita racismo ambiental da bancada da Amazônia


Por: Jadson Lima

18 de julho de 2025
Aprovação do ‘PL da Devastação’ explicita racismo ambiental da bancada da Amazônia
Incêndio e residência em Lábrea (AM) e desmatamento no Sul do Estado (Fotos: Laryssa Gaynett; Ana Carolina Costa | Composição: Paulo Dutra/Cenarium)

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada de quarta-feira, 17, o Projeto de Lei 2.159 de 2021, que, na prática, flexibiliza regras para licenciamento ambiental no Brasil. Cerca de 75% dos parlamentares da Amazônia brasileira votaram a favor do projeto que promoveu mudanças na lei do licenciamento ambiental. Chamada por ambientalistas e especialistas de “PL da Devastação”, o projeto expõe a outra face de deputados que, em tese, deveriam representar a região que é pressionada pelo garimpo e pesca ilegal, pelo desmatamento e queimadas, dentre outros crimes impulsionados também pelo tráfico de drogas. O termo racismo ambiental, criado na década de 1980 por Dr. Benjamin Franklin, fica explícito por meio das ações as quais as populações negras, indígenas, quilombolas e outros grupos vulnerabilizados são vítimas. ONGs, ambientalistas e outros setores da sociedade civil pedem que o presidente Lula vete a proposta.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.