Aprovado PL de presidente da Aleam que apoia jovens no setor digital


Por: Cenarium*

25 de junho de 2025
Aprovado PL de presidente da Aleam que apoia jovens no setor digital
O deputado estadual Roberto Cidade em sessão na Aleam (Reprodução/Assessoria)

MANAUS (AM) – A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, 24, o Projeto de Lei 91/2025, de autoria do presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), que estimula o empreendedorismo jovem no mercado digital.

O PL, que segue para sanção do Executivo Estadual, prevê ações para fomentar a capacitação, a inovação e o apoio a jovens empreendedores que atuam no setor digital, com prioridade para aqueles em situação de hipossuficiência.

O projeto beneficia jovens entre 18 e 29 anos, residentes no Amazonas, com prioridade para aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Projeto beneficia jovens entre 18 e 29 anos (Reprodução/Freepik)

“Essa é uma proposta que cria oportunidades reais para a juventude amazonense, principalmente a mais carente. Queremos incentivar o comércio eletrônico, o desenvolvimento de aplicativos, o marketing digital e os serviços on-line. A matéria é mais um indicativo para que o Estado oferte alternativa ao jovem hipossuficiente e que ele tenha uma oportunidade a mais de garantir renda a sua família”, destacou Roberto Cidade.

A nova lei prevê a criação de incubadoras e aceleradoras digitais, cursos gratuitos, acesso facilitado a crédito, mentoria técnica e parcerias com o setor privado e universidades.

Para participar, é necessário residir no estado, apresentar um plano de negócios, comprovar matrícula ou conclusão do ensino médio/superior e, no caso de baixa renda, comprovar a condição socioeconômica.

Dados

Nos últimos 9 anos, de acordo com dados do Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), o Amazonas vendeu aproximadamente R$ 1,9 bilhões por meio de e-commerce. Ou seja, o estado amazonense comercializou quase R$ 2 bilhões em bens e serviços pela internet.

Leia mais: Roberto Cidade aborda Amazônia e progresso em fórum internacional
(*) Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.