Arcebispo de Manaus destaca importância do combate às fake News na Amazônia

O arcebispo de Manaus, Leonardo Ulrich Steiner, mostrou preocupação com a disseminação das fake News na Amazônia (Arquidiocese de Manaus)

Da Revista Cenarium*

MANAUS –  O arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, destacou, na manhã desta quarta-feira, 9, a importância da comunicação na formação de novas gerações, no processo de educação da sociedade e no combate às fake news. Ele conversou na sede da Arquidiocese, na zona Centro-Sul da capital amazonense, com representantes de portais que utilizam o selo “É Fato. Jornalismo Profissional, Com Responsabilidade”.

Representantes do grupo ‘É Fato’ e o arcebispo de Manaus, Leonardo Ulrich Steiner (Foto: Ana Pastana)

Esse grupo é formado por sites da Mídia Digital de Manaus (ver relação no fim do texto), comprometidos contra a divulgação de fake news, constituídos como empresas há mais de dois anos no mercado e que possuem jornalistas profissionais identificados em seu expediente como responsáveis pelo conteúdo que publicam. Presente na reunião, estava a diretora da REVISTA CENARIUM, jornalista Paula Litaiff.

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A importância

Durante a conversa, Dom Leonardo observou a importância do movimento “como uma semente capaz de contribuir na construção de uma sociedade verdadeira e atenta aos reais interesses da população”. Ele lembrou que o Papa Francisco tem manifestado, em diversas ocasiões, a sua preocupação com a proliferação de fake news e discursos de ódio em veículos de mídia que se prolongam nas redes sociais.

Reunião com donos de sites de notícias do Amazonas na sede da Arquidiocese de Manaus (Foto: Ana Pastana)

Representantes dos portais contaram ao religioso que o movimento do Selo é uma ação de cidadania, sem motivações partidárias, criado ano passado e que busca concretizar o trabalho responsável e profissional, atento aos compromissos éticos.

Dom Leonardo, que durante muitos anos exerceu a Secretaria Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a poderosa organização católica brasileira, disse que iniciativas como a criação do “Selo é Fato” alimentam esperanças dos que almejam a construção de uma sociedade justa e equilibrada.

‘É Fato’

Em uma época em que a comunicação passou a ser difusa e confusa, com muitos veículos focados no mero sensacionalismo ou nas notícias falsas e impactantes como forma de obter audiência, um grupo de empreendedores do Amazonas se reuniu para lançar uma campanha que pretende conscientizar a sociedade sobre a importância de prestigiar o jornalismo profissional, que segue as boas regras de informação, com checagem, pluralidade e verdade.

O primeiro passo é a publicação, nos veículos desses empreendedores, de um selo que identifica a prática do jornalismo profissional nestes espaços. A campanha “É Fato! Jornalismo Profissional com Credibilidade” também ganhará as ruas em breve, com peças publicadas em várias mídias.

Um diferencial

A ideia é diferenciar os veículos que produzem informação com responsabilidade daqueles que são focados apenas em conquistar audiência por meios antiéticos e sem compromisso com a checagem.

É a forma que os empreendedores encontraram de prestar um serviço à sociedade e, ao mesmo tempo, engajarem-se na campanha que começa a tomar corpo no País, de combate às chamadas “fake news”.

O selo estará nos portais e blogs que aderiram à campanha a partir deste dia, 1º de dezembro de 2021.

Novas adesões poderão ocorrer e serão avaliadas por todos seguindo unicamente os critérios do jornalismo profissional.

Na campanha:

1. Manaus 360º

2. Blog do Mario Adolfo

3. Blog do Hiel Levi

4. Portal Único

5. Amazonas Atual

6. Fato Amazõnico

7. Revista Cenarium

8. Portal Pontual

9. Portal O Poder

10. Amazonas1

11. Portal da Marcela Rosa

12. Portal do Marcos Santos

13. Portal RealTime1

14. BNC

15. Portal Flagrante

(*) Por Cláudio Barboza e Hiel Levy

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