Argentina detecta primeiros casos de variantes encontradas no Brasil


08 de fevereiro de 2021
Argentina detecta primeiros casos de variantes encontradas no Brasil
Uma das cepas identificadas pelas autoridades sanitárias argentinas é a que foi encontrada inicialmente em circulação no estado do Amazonas. (Agustin Marcarian)

Com informações do G1

MANAUS – O ministro da Saúde da Argentina, Ginés González García, disse nesta segunda-feira, 8, que seu país detectou, pela primeira vez, duas variantes encontradas no Brasil do coronavírus Sars-Cov-2 em quatro viajantes que passaram recentemente pelo Brasil.

Uma das cepas identificadas pelas autoridades sanitárias argentinas é a que foi encontrada inicialmente em circulação no estado do Amazonas. Já outras duas amostras apontam para a presença de uma outra variante encontrada no Rio de Janeiro.

“Nós detectamos recentemente a variante P.1 do Amazonas em duas amostras, e a variante P.2 do Rio de Janeiro em outros dois viajantes. Todos eles vieram do Brasil”, disse González em uma rede social.

O governo argentino, que não informou se pretende tomar alguma medida como o fechamento de fronteiras, reforçou a importância de se investir em uma vigilância epidemiológica e genética para “monitorar a introdução de novas variantes”.

Colômbia, Portugal, Turquia, Marrocos, Peru, Alemanha, Espanha e França já impuseram restrições de viagens com o Brasil por conta da nova variante, potencialmente mais transmissível.

Além do Brasil, Reino Unido e África do Sul também registraram variantes do Sars-Cov-2 que chamam a atenção das autoridades sanitárias que tentam entender como elas interferem na eficácia das vacinas já aprovadas para o controle da pandemia.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.