Arraial no Mato Grosso do Sul contrasta com Pantanal em chamas; veja vídeo
24 de junho de 2024

Da Cenarium*
MANAUS (AM) – Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra uma celebração, no Mato Grosso do Sul, em meio a incêndios florestais que assolam o Pantanal. Um vídeo publicado por uma moradora da cidade de Corumbá, nas redes sociais, exibiu uma trilha de fogo a poucos quilômetros do Arraial do Banho de São João, que aconteceu na cidade. A festa iniciou na sexta-feira, 21, e encerrou nesse domingo, 23.
As imagens do fogo consumindo a vegetação enquanto as pessoas se divertem na festa, que é considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil, provocaram críticas nas redes sociais. Nos perfis da Prefeitura de Corumbá, internautas reclamaram pela opção de manter a celebração a despeito da situação no Pantanal.
“A fogueira acessa faz horas no Pantanal”, ironizou uma usuária do Instagram. “O São João é uma festa maravilhosa da nossa cultura. Mas manter a festa no estado em que a cidade está, cheia de fuligem e fumaça, olhando alguns metros dali uma cortina imensa de fogo, como se nada tivesse acontecendo?! Não dá pra acreditar!”, publicou outra.
Os moradores de Corumbá têm convivido com a fumaça provocada pelas queimadas desde o fim do mês passado. A cidade está há 72 dias sem chuvas, segundo o governo estadual. Conforme mostrou O Globo, o número de focos de incêndio nesse período que antecede o auge da temporada de fogo no Pantanal aumentou quase 1000% neste ano.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de calor detectados no bioma até o dia 10 de junho se multiplicaram por mais de dez, saltando de 133, durante o mesmo recorte do ano passado, para 1.388 em 2024. A última vez que o Pantanal teve um início de temporada seca tão incendiário foi no ano que acabou sendo o pior de sua história, em 2020.
(*) Com informações do O Globo