Arte educadores do Amazonas e do Brasil reúnem-se para discutir políticas públicas

Profissionais do cenário da arte-educação (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – No período de 13 a 17 de maio, profissionais do cenário da arte-educação do Estado do Amazonas e do Brasil reúnem-se para discutir políticas públicas que definam diretrizes para o fortalecimento do ensino das artes e reforcem sua relevância para a formação do aluno.

Além disso, a iniciativa tem como objetivo propor ideias que venham contribuir para o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem e promover sua extensão a áreas indígenas e rurais, comunidades ribeirinhas, grupos quilombolas e demais territórios distantes dos centros urbanos.

Os debates fazem parte da programação de três grandes eventos promovidos pela Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB), sua representação estadual e pela Associação Amazonense de Arte Educadores (AAMARTE) e acontecem de forma híbrida no Centro de Artes da Ufam (CAUA e Centro Cultural Palácio da Justiça. A programação conta com transmissão online e as ações buscam o diálogo entre profissionais das artes, por meio de questionamentos, reflexões e compartilhamentos de experiências.

PUBLICIDADE
Membos da Associação Amazonense de Arte-Educação (Foto: Divulgação)

Durante o circuito de discussões estarão sendo realizados o III Seminário da FAEB, o VI EnreFAEB/NORTE e o I Seminário de Arte Educação da AAMARTE. Mesas redondas, apresentações artísticas e diálogos com instituições públicas, privadas, educadores e estudantes de todo o Brasil também estarão sendo realizados.

De acordo com Paulo Queiroz, atual presidente da AAMARTE e representante da FAEB no Amazonas, o resultado de todo circuito de conversas em prol da classe de arte educadores vem fortalecer o movimento pela arte-educação tanto no Amazonas como no Brasil.

“É um momento de discutir e propor iniciativas que abram um novo horizonte para o segmento em nosso estado. Aproveitando para costurar estratégias e parcerias e colocando AAMARTE como um agente importante junto às instituições para que unidos criem um pensar diferente neste sentido para o Amazonas”, analisa o presidente, que é licenciado e bacharel em Teatro, especialista em Gestão e Produção Cultural (UEA) e Mestre em Artes pela UFAM.

Para Juliano Casimiro, presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB), a ideia é que o encontro sirva para direcionar um olhar paralelo para as particularidades das regiões do país, das necessidades específicas que se apresentam, no campo do ensino da arte e, ao mesmo tempo, entender como essas necessidades podem contribuir e ajudar a pensar em soluções coletivas sobre questões mais problemáticas que venham a ser identificadas.

“Como legislação, concursos públicos, atuação docente na educação básica e de um modo geral os avanços e necessidades mais urgentes em relação a epistemologia e metodologias do ensino arte”, avalia Juliano.

Sobre a FAEB

A FAEB foi criada em 1987 durante o primeiro evento que reuniu arte/educadores no Brasil em Taguatinga/Distrito Federal. Se constitui na primeira entidade civil voltada para a pesquisa e o ensino das áreas artísticas (artes visuais, música, teatro e dança), em âmbito nacional, congregando Associações e uma rede de Representantes Estaduais em todas as regiões do país, vinculados/as às redes de Educação Municipal, Estadual, Universidades e Institutos Federais, além de professores que atuam em contextos de educação não formal.

Sobre AAMARTE

Fundada em 2022 e associada à FAEB, a AAMARTE é o órgão representativo de profissionais da Arte Educação no âmbito do estado do Amazonas. Composta por associados de vanguarda e recém-formados, a AAMARTE é fruto de uma longa jornada de lutas, reivindicações e articulações que resultaram em uma categoria organizada juridicamente em prol da arte educação.

As inscrições para os eventos podem ser feitas pela plataforma Even no site. A programação e horários estão disponíveis na plataforma e pelo instagram.

Leia mais: Professor da UEA vence Prêmio de Educação da Rede Globo
(*)Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.