Artesã se inspira na mulher amazonense para criar bonecas de pano
Por: Carol Veras
14 de outubro de 2024
MANAUS (AM) – Na loja colaborativa ReciproLab, localizada no Centro de Manaus, a bonequeira Vanda Amaral produz e comercializa bonecas que contrariam o padrão de beleza eurocentrista. As bonecas “Flor de Tucumã” evidenciam traços das meninas e mulheres amazonenses, como cabelos longos e escuros. Nas confecções, a artesã de 47 anos celebra a ancestralidade local e destaca a diversidade cultural e a representatividade na Amazônia.
Natural de Manaus, Vanda reside atualmente em Iranduba, a 20 quilômetros da capital. A jornada dela na bonecaria começou em 2013, quando fez uma boneca para sua sobrinha e se apaixonou pela arte. Até 2022, ela produzia bonecas convencionais, mas foi ao ingressar na universidade e desenvolver um projeto para a especialização em Negócios da Floresta que se identificou com a arte de reproduzir a figura feminina do Amaozonas.

À CENARIUM, Vanda conta que, na infância, não via a própria imagem projetada em brinquedos. “Eu não me via nas bonecas. Eram todas loiras com olhos claros, tive um problema em me identificar com o que era vendido por aí”, comenta. De acordo com ela, a bonecaria a ajudou a enfrentar um período de depressão, no qual ela estava de luto pela morte do marido. Em 2023, Vanda criou a primeira “Flor de Tucumã”.
“A minha obra-prima carrega nossa ancestralidade em seus traços físicos, e isso me orgulha grandemente. Ela representa a criança que eu fui nos anos 80, que se sentia perdida ao ver bonecas estereotipadas”, ressalta a bonequeira.

Com a fundação da Bonecaria da Amazônia, Vanda produz as bonecas manualmente, desde o corpo até os detalhes, como acessórios e biojoias. As encomendas e vendas são feitas por meio das redes sociais. Atualmente, a empreendedora oferece uma variedade de temáticas, incluindo as guerreiras cunhã-poranga e bonecas inspiradas em lendas como a Iara. Em junho, Vanda realizou o aniversário de 1 ano da boneca flor de Tucumã. “Celebrei com pompas e circunstâncias porque para mim foi um momento inesquecível”, destaca.
Outras bonecas
Vanda também é autora de mais outras quatro linhas de bonecas para meninas amazônidas: a Flor de Açaí, que é uma versão menor voltada para o público infantil; Flor de Jabuticaba, Flor de Castanha, com representatividade às meninas com cabelos cacheados; Flor de Buriti, que representa um corpo fora do padrão. Além das flores, as lendas amazônicas também fazem parte da produção da Bonecaria da Amazônia, com representações do boto cor-de-rosa, mapinguari, Iara, boitatá e curupira. Veja:

Onde encontrar
As bonecas de Vanda estão disponíveis sob encomenda on-line ou em eventos ocasionais, e também expostas no ReciproLab, na rua Barroso, número 279, no Centro Histórico de Manaus. Embora ainda não disponibilize a Flor de Tucumã em tamanho original (50 centímetros) no espaço físico da loja, a artesã oferece miniaturas de 35 centímetros e outros modelos recentes.
No Instagram (@bonecariadaamazonia), a artesã apresenta a Flor de Tucumã como “uma beleza nortista, com pele morena, cabelos escuros e todo o encanto da ancestralidade”, ressaltando que essa boneca é um símbolo de representatividade.