Artesã se inspira na mulher amazonense para criar bonecas de pano


15 de outubro de 2024
Artesã se inspira na mulher amazonense para criar bonecas de pano
A artesã Vanda Amaral exibe as bonecas de pano "Flor de Tucumã" (Luiz André Nascimento/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Na loja colaborativa ReciproLab, localizada no Centro de Manaus, a bonequeira Vanda Amaral produz e comercializa bonecas que contrariam o padrão de beleza eurocentrista. As bonecas “Flor de Tucumã” evidenciam traços das meninas e mulheres amazonenses, como cabelos longos e escuros. Nas confecções, a artesã de 47 anos celebra a ancestralidade local e destaca a diversidade cultural e a representatividade na Amazônia.

Natural de Manaus, Vanda reside atualmente em Iranduba, a 20 quilômetros da capital. A jornada dela na bonecaria começou em 2013, quando fez uma boneca para sua sobrinha e se apaixonou pela arte. Até 2022, ela produzia bonecas convencionais, mas foi ao ingressar na universidade e desenvolver um projeto para a especialização em Negócios da Floresta que se identificou com a arte de reproduzir a figura feminina do Amaozonas.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.