Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
29 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Brasil gera por ano 80 milhões de toneladas de lixo e apenas 4% são reciclados, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Em Manaus, a taxa de reciclagem é ainda menor, 2,2%, conforme a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). Na contramão da baixa adesão, há pessoas como o artista visual Renan Nunes, de 34 anos, que cria bonecos personalizados a partir de garrafas plásticas.

Unindo a reciclagem de garrafas plásticas e o biscuit, e criando verdadeiras obras de arte, o artesão iniciou o projeto que hoje é a fonte de renda a partir de uma inspiração. Ele, que sempre foi envolvido em projetos, ações sociais e causas ambientais, queria fazer a diferença.

“Eu pensava como um simples artista, sem grandes recursos ou expressão pública, poderia influenciar e incentivar pessoas a reciclar e reutilizar materiais recicláveis. Daí vi a estrutura do personagem compatível com a estrutura de uma garrafa e percebi que de uma em uma iria fazer diferença e incentivar muitas pessoas”, contou o artista à CENARIUM.

Inspiração

A produção dos bonecos leva de 7 a 10 dias para ficar pronto e o tempo da agenda de espera para uma encomenda já chega a três meses. Os valores variam de acordo com tamanho e modelos e pode ser consultado diretamente no @renan.artes.

A inspiração do trabalho surgiu há três anos, a partir de um personagem da cultura geek, o Baby Groot, do filme Guardião das Galáxias. “Quando vi um personagem, o Baby Groot, que era um vaso de plantas, daí reproduzi, já com garrafa pet na estrutura. Postei nas minhas redes e teve uma procura, perguntando se eu vendia. Daí acendeu a ideia para essa atividade e comecei a desenvolver e adaptar a técnica até criar outros produtos, inspirados na cultura geek”, disse.

Veja o vídeo:

Processo de criação e produção de um boneco personalizado (Reprodução/Acervo Pessoal)

Repercussão

O trabalho do artista amazonense já repercutiu para além da cidade de Manaus. A criatividade e talento de Renan partiu para a criação também de caricaturas e muitas personalidades públicas já foram agraciadas com o trabalho.

“Apresentei para a secretaria de empreendedorismo, fizemos uma exposição em parceria com o espaço Ecam [Espaço de Cidadania Ambiental] que repercutiu na cidade e comecei a criar, com a mesma técnica, caricatura de pessoas. Tive a oportunidade de fazer algumas personalidades públicas e repercutiu ainda mais”, lembrou ele.