Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
26 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Da Revista Cenarium*

Voz ativa em defesa da Amazônia e criador de um apelo internacional pelos dos protetores da floresta, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, será o único gestor e político da região a integrar o evento “Artists for Amazônia”, com transmissão ao vivo a partir das 20h desta quinta-feira, 28.

Em suas redes sociais, Arthur disse estar honrado com o convite para participar do evento. “Terei uma grande oportunidade de levar o meu apelo, sempre humilde e altivo, pela preservação da Amazônia e de seus povos“.

A live, que reúne artistas unidos pela Organização Não Governamental (ONG) United dor Amazonia, deverá arrecadar doações para a região e acontece até às 22h pelo site www.artistsforamazonia.org. Para ter acesso ao evento, basta se cadastrar com nome e e-mail.

O evento terá a apresentação da ativista, atriz e co-estrela da série Game of Thrones, Oona Chaplin. Um dos temas será a divulgação do Fundo de Emergência da Amazônia, lançado no mês passado por uma coalizão de organizações indígenas, ONGs e aliados das questões dos povos indígenas da Amazônia ameaçados pela Covid-19.

Os recursos que deverão ser arrecadados durante a transmissão serão utilizados para prevenção e atendimento, como alimentos e suprimentos médicos; comunicações de emergência e evacuação; proteção e segurança para territórios indígenas; e soberania alimentar e resiliência da comunidade. Há uma estimativa de que o Fundo de Emergência da Amazônia arrecade US$ 5 milhões nos próximos 60 dias para a proteção contra a pandemia nos nove países da Amazônia.

O projeto Artists United for Amazonia vai mostrar apresentações musicais e entrevistas com artistas e músicos. O jazzista Herbie Hancock e os brasileiros Ivan Lins e a cantora Luciana Souza também são esperados. São no momento 120 mil casos confirmados de Covid-19 na Amazônia, e mais de 6 mil mortes confirmadas. À medida que o novo coronavírus continua a se espalhar, os povos indígenas estão cada vez mais em risco e podem enfrentar um etnocídio em potencial.

Só os povos Achuar, no Equador, registraram uma dúzia de casos. Os Shipibo, do Peru, têm 58 mortes e, no Brasil, 147 mortes e 1350 casos. Mas, devido à falta de recursos de saúde na região, os casos são certamente subnotificados e as atividades ilegais de desmatamento e extração em terras indígenas aumentam ainda mais o risco de exposição.

Além do prefeito, participam da iniciativa: Sting, ex-The Police; o guitarrista Carlos Santana; e atores como Morgan Freeman, Jane Fonda e Wagner Moura. A live “Artistas pela Amazônia: Protegendo os Protetores” também estará no Facebook e no Youtube.

(*) Com informações da assessoria e agências