Artista da Amazônia destaca em esculturas influência das religiões de matriz africana


07 de março de 2024
Artista da Amazônia destaca em esculturas influência das religiões de matriz africana
Esculturas representam símbolos das religiões de matriz africana (Divulgação)

MANAUS (AM) – A cultura brasileira é composta por uma miscigenação de crenças e raças, principalmente indígena, branco e negro. O cenário não é diferente na Amazônia, e pensando nisso, o artesão parintinense Messias Evangelista elaborou o projeto “Entalhes da Fé”, que consiste na construção de esculturas de madeira, destacando a influência e a expressão da fé das religiões de matrizes africanas na Região Norte.

O “Entalhes da Fé” foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo e tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), além da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Parintins.

De acordo com Messias Evangelista, o projeto “Entalhes da Fé” tem o objetivo de valorizar a religiosidade afro amazônica por meio da arte do entalhe de madeira.

“Esse projeto é fruto de uma pesquisa e de um trabalho colaborativo entre artistas, pesquisadores, lideranças religiosas e comunidades afro amazônicas. Queremos também desmistificar preconceitos e estereótipos associados a religiões de matriz africana, valorizando essas tradições e promovendo a diversidade cultural, assim como o respeito mútuo”, disse o artista, que também atua nas atividades do Terreiro de Umbanda Ogum Beira-Mar e Cabocla Mariana em Parintins.

O artista parintinense Messias Evangelista (Divulgação)

O artista explicou, ainda, o processo de construção das peças de madeiras e a composição da sua equipe para este trabalho.

“Uma vez argumentado o valor artístico do entalhe em madeira, apresentamos as quatro formas dessa técnica: cinzelação, entalhe de relevos, escavação de figuras ou escavação de lascas. Enquanto aspecto social econômico, o projeto foca na contratação de pessoas anônimas dentro do segmento de produção artesanal, visando ampliar as oportunidades de aprimoramento de técnicas e circulação de renda dentro do município de Parintins e criar meios de independência financeira”, reitera.

A historiadora parintinense Larice Butel atuou na parte de pesquisa do projeto. Ela conta como foi o processo de criação do “Entalhes da Fé”.

Arte em madeira destaca religiões de matriz africana (Divulgação)

“O desenvolvimento do projeto é um conjunto de resultados propostos pelo Centro Cultural Ogum Beira-Mar e Cabocla Mariana. Durante todo processo de pensar as obras e até mesmo o texto do projeto, Messias Evangelista levou em consideração a raiz ancestral das religiões de matriz africana, seja no candomblé ou na umbanda”, conclui.

Ao todo, 15 obras, entre atabaques, a flecha de Oxóssi (orixá que representa o conhecimento e as florestas) e outros elementos das religiões de matriz africana, foram construídas por Messias Evangelista e sua equipe. As peças serão colocadas em exposição no Mercado Municipal Leopoldo Neves, em Parintins, com visita aberta ao público, no próximo sábado, 9, às 8h.

Leia mais: Projeto ‘Academia Cultural’ introduz vivências de dança acrobática em escolas
(*) Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.