Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
18 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

PARANÁ – A esteticista e também crocheteira Lilian Buch tem causado na internet, tudo porque a paranaense tem confeccionado bonecos inspirados nos participantes do programa Big Brother Brasil 21. Segundo Lilian, a ideia de reproduzir os participantes em forma de bonecos veio após o polêmico momento em que o brother Lucas Penteado pediu para sair do reality.

“Minha filha e eu assistimos muito ao BBB. No dia em que eles estavam fantasiados de abelha (Gilberto e Lucas), que, inclusive, coincidiu de ser o mesmo dia em que teve o primeiro beijo entre homens no Big Brother Brasil, seguido da desistência do Lucas, eu tive um insight de fazer essa homenagem aos dois”, conta a paranaense.

Ela exibe com orgulho os bonecos dos BBBs (Reprodução/Instagram)

De acordo com Lilian, além do objetivo de eternizar o momento feliz dos participantes, a crocheteira queria também presentear a filha, mas não imaginava que o presente fosse cair no gosto dos internautas.

“Eu fiz os bonecos e no mesmo dia terminei, mandei para minha filha a foto e ela amou. Ela resolveu postar no Twitter, mas como não tinha muitos seguidores, não achamos que fosse viralizar assim”, conta a crocheiteira.

Primeiros bonecos em crochê em alusão aos participantes do BBB que fizeram sucesso na internet (Reprodução/Instagram)

Viralizou

Não deu outra, assim que a foto dos bonecos foi postada na internet, logo veio a repercussão positiva. “Lembro que fui dormir e acordei com 5 mil seguidores”, relembra Lilian que acabou se comprometendo em fazer toda semana os bonequinhos fantasiados de monstro (prenda na qual dois participantes da casa “pagam” fantasiados de algum personagem).

Até o momento, são 23 postagens dos bonecos colorindo o feed e fazendo a alegria dos seguidores e admiradores do trabalho de Lilian, que hoje já alcançou quase 14 mil na rede social instagram. Ela conta que um dos auges do recente trabalho foram os bonecos dos participantes Gilberto e Fiuk, que protagonizaram a icônica comemoração regada a “nudez e selinho”, antes de pularem na piscina para festejarem a não eliminação do reality.

“Uma amiga minha pediu para fazer os bonequinhos peladinhos. Eu fiz e postei a foto assim como os outros. Mas o povo gostou tanto em ver a arte, que foi um dos que mais viralizou até agora, ficando atrás apenas dos primeiros personagens do Gil e do Lucas. As pessoas de alguma forma admiram e se identificam com as reproduções. Faço com muito capricho”, ressalta.

Pessoas de diversas regiões do Brasil têm encomendado as artes em crochê (Reprodução/instagram)

Fonte de renda e encomendas

Apesar de ser formada em estética, a artista revela que a sua atual fonte de renda provém da confecção dos bonecos. Em média, cada personagem feito à mão custa o valor de R$ 150. Ela afirma que já recebeu pedidos de vários lugares do Brasil. “As pessoas não param de fazer pedidos. Estou muito feliz, pois ajuda demais na economia e eu faço o que eu gosto”, conta Lilian.

De acordo com a artista, o plano é continuar se dedicando aos bonecos de crochê e fazer desse hobby de infância, arte e o ganha-pão por longos anos. “Eu faço desde os sete anos. Ganho meu dinheiro e vou continuar investindo mesmo após o término do programa. Faço outros bonecos e artes também. Inclusive, tenho uma surpresa para este sábado, 1º de maio, e quem quiser ver é só me acompanhar pelo Instagram, tenho certeza que vocês vão gostar”, finaliza.

Fiuk e Gil do Vigor pelados em comemoração da não eliminação do paredão (Reprodução/Instagram)

Sobre o crochê

De acordo com pesquisas realizadas por historiadores, a arte do crochê surgiu em meados do século 16, porém não se sabe exatamente o contexto exato que contribuiu para o surgimento da arte de crochetar. A palavra crochê tem origem francesa derivada da palavra “croc”, que, em português, significa gancho.

A partir do ano de 1800, a francesa Riego de La Branchardiere ajudou a disseminar a arte do crochê em diversos cantos do mundo. No Brasil, peças e crochê são bem conhecidas, e mais intensamente confeccionadas na região Nordeste do Brasil, bem como o bordado.

Gil e Fiuk, bonequinhos que fazem sucesso na página de Lilian (Reprodução/Instagram)

Veja mais alguns bonecos que caíram no gosto do público:

Projota, Karol Konká e Lumena (Reprodução/Instagram)
A sister Juliete representando o Nordeste (Reprodução/instagram)
Arthur e Pocah de Samambaia (Reprodução/instagram)
O polêmico selinho entre Gil e Fiuk (Reprodução/Instagram)

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.