Artista plástico do interior do AM faz exposição de obras sobre os ‘dons da Terra’


14 de abril de 2021
Artista plástico do interior do AM faz exposição de obras sobre os ‘dons da Terra’
Artista plástico Josivan Castro da Silva tem 22 anos e mais de 100 obras produzias (Arquivo Pessoal/Reprodução)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O artista plástico Josivan Castro da Silva, de 22 anos, realiza nesta semana a primeira exposição individual da sua carreira. Intitulada “Barreirinha: Desbravando os Dons da Terra”, a exibição possui diferentes olhares do autor sobre a cultura do município amazonense, local onde nasceu. Por conta da pandemia da Covid-19, a exibição das obras de arte do jovem será de forma virtual e elas estarão disponíveis nas suas redes sociais.

“Na exposição, resolvi buscar e olhar para trás na minha caminhada até aqui e mostrar para a sociedade o meu talento e o nome de Barreirinha, o qual eu, filho da terra, tenho esse talento”, contou o artista nesta terça-feira, 13, em entrevista à REVISTA CENARIUM.

A exibição das obras de arte do jovem será de forma virtual (Arquivo Pessoal/Reprodução)

Josinan é natural do município de Barreirinha, localizado a 330 quilômetros da capital do Amazonas, Manaus. Em entrevista à reportagem nesta terça-feira, 13, o jovem contou sobre sua trajetória, enquanto artista amazonense, as inspirações para produzir suas obras e os sonhos como profissional das artes plásticas.

“Comecei a desenvolver esse dom na escola. Com os anos, vim me aprimorando e hoje, graças a Deus, dominei várias técnicas da arte em pinturas de onde tiro meu sustento. Sou estudante de Técnico em Enfermagem e Licenciatura em História, dessa arte que eu consigo manter esses estudos”, lembrou.

Josivan realiza nesta semana a primeira exposição individual da carreira (Arquivo Pessoal/Reprodução)

Apesar da pouca idade e de nunca ter tido um professor na área, Josivan já tem mais de 100 obras produzidas e participações de eventos como a exposição “Salão de Artes Parintins em Cores” e o concurso de telas “A estrela que te dei”. A exposição “Barreirinha: Desbravando os Dons da Terra” terá a exibição de 22 obras.

“Minhas obras variam muito de acordo com o tema que abordo, como o realismo, abstracionismo, aquarelas, entre outros estilos que gosto muito de sempre ir estudando e experimentando”, destacou.

O Galinheiro

Umas das obras do artista plástico é a tela “O Galinheiro”, que traz uma reflexão sobre a cultura do caboclo do interior que, por meio da criação de galos e galinhas, busca o sustento da família. “Essa obra partiu de uma visão para nosso modo caboclo da criação dessas aves no terreiro, no interior, no seu quintal, o que é muito comum de ver no nosso povo”, enfatizou.

“O Galinheiro” (Obra de Josivan Castro”)

Em 2020, Josivan foi o vencedor do concurso de telas “A estrela que te dei”, promovido pelo poeta Tiago Hakiy, evento que fez parte do projeto de lançamento do livro de poesia de mesmo nome. A obra do artista foi escolhida para a capa do livro do poeta.

Poeta Tiago Hakiy e os participantes do concurso em 2020 (José de Oliveira)

“Como todo artista, meu objetivo é mostrar para o mundo a minha arte, e inspirar outras pessoas a experimentar esse talento. Se Deus quiser, pretendo levar essa minha arte para o resto do mundo”, frisou Josivan Castro.

As telas estão disponíveis para venda no Facebook de Josivan e na página “Barreirinha em Destaque”. Para quem deseja ter acesso às obras, o artista disponibilizou o e-mail pjota0120@gmail.com e o telefone (92) 99509-4056 para contato.

Confira algumas obras do artista plástico:

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.