Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
24 de outubro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Da Revista Cenarium*

MANAUS – A comunidade indígena Terra Preta (a 55 quilômetros de Manaus), na margem esquerda do Rio Negro, no Amazonas, recebeu 100 cestas básicas neste fim de semana, em ação de combate à Covid-19, realizada pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Moraria e Cidadania e o Movimento Juntos Somos + ARQ/AM.

As entidades vêm atuando em uma força-tarefa que busca minimizar os impactos do novo Coronavírus em Manaus e no interior do Estado. Ao longo da pandemia, as entidades já atenderam mais de 1.500 famílias.

O cacique da comunidade Terra Preta, Rafael Fernandes, 37, da etnia baré, falou sobre a importância da ação social. “Aqui vivem 45 famílias das etnias baré, tucano e baniwa. Nossos antepassados já viviam aqui e produziam cerâmica. É muito importante receber essa ajuda em tempos de pandemia”, afirma o líder indígena.

De acordo com ele, a comunidade vive de artesanato, agricultura e da pesca, mas com a pandemia, tudo ficou mais complicado. “Por isso agradecemos por toda a ajuda que estamos recebendo hoje”, finaliza.

Assistente social da Moradia e Cidadania, Marnízia Dias Ribeiro ressaltou a importância da ação social numa comunidade tão isolada. Segundo ele, foram duas horas e meia de viagem de barco para chegar até a comunidade indígena.

“Estamos em busca de amenizar os impactos da Covid-19, então é mais uma comunidade atendida nessas ações emergenciais”, destacou Marnízia Dias.

Origem

A OSC Moradia e Cidadania tem suas origens nos Comitês de Ação da Cidadania, criados em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza. Em setembro do ano 2000, o movimento social foi abraçado pelos empregados da Caixa Econômica Federal e se transformou em instituição jurídica, como organização da sociedade civil, com abrangência nacional.

Hoje, a Moradia e Cidadania é mantido por funcionários da Caixa Econômica Federal, que são associados a entidade.

(*) Com informações da assessoria