Assalto em shopping no AM: psiquiatra alerta para risco de adoecimento emocional
Por: Marcela Leiros
15 de dezembro de 2024
MANAUS (AM) – A exposição a situações traumáticas, como o assalto ocorrido nesse sábado, 14, em um shopping na Zona Centro-Sul de Manaus, pode desencadear reações que, se não forem tratadas adequadamente, podem evoluir para Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), alerta a psiquiatra Alessandra Pereira.
Homens armados invadiram a loja de joias Vivara, localizada no Manauara Shopping. Os suspeitos chegaram a trocar tiros com a segurança do estabelecimento. Segundo a polícia, a funcionária de uma loja do centro comercial foi usada como escudo humano por um dos assaltantes, que tentava desviar dos tiros enquanto atirava de volta.
LEIA MAIS
- Assaltantes invadem loja de shopping em Manaus e tiros são disparados; veja vídeo
- Delegado: Assaltante de shopping usava nome falso e tem passagem pela polícia
Alessandra Pereira cita o risco de adoecimento emocional em situações como essa e explica os sintomas a serem avaliados. “A exposição a situações traumáticas pode desencadear reações agudas de estresse, ansiedade e pânico, que podem durar até 15 dias“, observa.
A profissional também alerta para a necessidade de procurar um profissional da saúde mental o mais rápido possível, sob risco de evolução para um quadro mais complexo. “A abordagem precoce, até 48 a 72 horas, é fundamental. Se não tratado adequadamente, os sintomas podem persistir mesmo após seis meses do evento traumático, evoluindo para Transtorno de Estresse Pós-Traumático, o TEPT“, afirma.
O psiquiatra Cláudio Jerônimo, por meio de seu site, afirma que o TEPT é um transtorno psiquiátrico que se caracteriza por lembranças ou recordações vívidas que invadem a consciência do indivíduo que passou pelo trauma, os chamados flashbacks, ou em forma de pesadelos. Estes, com frequência, são acompanhados por emoções fortes e profundas, como ansiedade, medo e/ou horror e sensações físicas marcantes.
“O evento traumático pode ser revivenciado de diversas maneiras. É comum que a pessoa tenha lembranças recorrentes, involuntárias e intrusivas do evento. As lembranças intrusivas no TEPT são distintas das ruminações depressivas no sentido de que só se aplicam a recordações angustiantes involuntárias e intrusivas. A ênfase é nas lembranças recorrentes do evento, as quais normalmente incluem componentes comportamentais sensoriais, emocionais ou fisiológicos“, destaca Jerônimo.
Os sintomas incluem flashbacks e lembranças intrusivas; insônia e pesadelos; hipervigilância e irritabilidade; evitar locais ou situações semelhantes; e isolamento social. Caso não seja tratado adequadamente, pode deixar sequelas como dificuldades nas relações pessoais e profissionais; problemas de saúde física e mental; abuso ou dependência de substâncias; e ideação suicida.
Atendimento gratuito
Considerando os riscos de traumas para funcionários e lojistas presentes no shopping durante o assalto, a clínica Vivamente Saúde Integral (https://www.instagram.com/viva.mentesaude/), localizada em Manaus, está oferecendo atendimento emergencial gratuito até esta segunda-feira, 16, para este público. É possível entrar em contato por meio do número (92) 99906-9604 e agendar uma avaliação.