Assembleia do Amazonas aprova ampliação no combate a crimes cibernéticos

Aleam adequa Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos à Legislação Federal (Divulgação)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta terça-feira, 6, o Projeto de Lei que altera o nome da Delegacia Interativa da Polícia Civil para Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos (DERCC) e adequa o órgão à legislação federal. A delegacia foi criada após indicação, feita em 2012, do presidente da Aleam, Josué Neto. Na época o Amazonas foi o primeiro Estado da região norte a ter iniciativa no sentido de combater crimes virtuais.

O projeto, aprovado por unanimidade, visa adequar tal denominação à Lei Federal nº 12.735/ 2012, que determinou que “os órgãos da polícia judiciária estruturem setores e equipes especializadas no combate à ação delituosa em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado”.

PUBLICIDADE

De acordo com Josué Neto, desde 2012, tem crescido significativamente o número de golpes e crimes virtuais, e a DERCC tem recebido cada vez mais demandas da população. “Quando apresentamos essa proposta para o Executivo já tínhamos um número significativo de crimes na internet, oito em cada 10 internautas do Brasil já haviam sofrido golpes on-line. Atualmente, com todos os golpes, principalmente nas redes sociais, essa é uma delegacia indispensável pra população”, disse.

DERCC

De acordo com a titular da Delegacia Interativa, delegada Ana Cristina, a mudança é um marco na história da Polícia Civil do Amazonas e engloba toda a reestruturação da delegacia para fortalecer o combate aos crimes cibernéticos.

Emenda

O deputado informou que vai destinar recursos através de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 para “compra de equipamentos de última geração para que a delegacia possa funcionar com maior eficiência”. O parlamentar é autor da emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – que serve de base para elaboração da LOA – que autoriza o governo a incluir no orçamento de 2021 recursos para a realização de concurso público para a Polícia Civil do Amazonas (PCAM).

Ocorrências

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), de janeiro a outubro de 2018 foram registradas 1.086 ocorrências de crimes virtuais. Em 2019 esse número foi de 1.368, no mesmo período. Um crescimento de 25,9% em um ano.

(*) Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.