Prefeitura de Manaquiri, no Amazonas, libera celebrações em igrejas e templos

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, Manaquiri (Divulgação)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Na contramão de outros municípios do interior do Amazonas que prorrogaram medidas restritivas de combate ao novo Coronavírus, a prefeitura de Manaquiri (a 156 quilômetros de Manaus), autorizou o funcionamento de atividades e celebrações religiosas em igrejas e templos.

O Decreto Municipal Nº 039, de 01 de junho de 2020, foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) desta quarta-feira, 3, e assinado pelo prefeito Jair Aguiar Souto (PMDB).

PUBLICIDADE

Segundo o documento, assim como em Manaus, o funcionamento das igrejas e templos religiosos devem ocorrer observando a algumas determinações, entre elas, a limitação de no máximo 30% de ocupação, e o espaçamento mínimo de um metro entre os fiéis.

Além disso, as celebrações devem ter duração máxima de 1h30, respeitado um intervalo de 5 horas entre um evento e outro, para permitir a limpeza adequada ao ambiente, evitando-se a aglomeração na entrada e na saída de pessoas.

O uso de máscaras também deve ser obrigatório. As igrejas e templos devem disponibilizar dispensadores de álcool em gel a 70%, para a higienização de mãos em locais de destaque e acessíveis aos usuários ou lavatórios para higiene das mãos, nas entradas e saídas. O decreto diz, por fim, que o encerramento das atividades deve ser até as 20h45.

Manaquiri, de acordo com o Decreto Municipal nº 027, está em Estado de Calamidade Pública desde o dia 23 de abril deste ano, para enfrentamento da pandemia. Até essa terça-feira, 2, segundo a prefeitura, diante dos 136 infectados por Covid-19, o município registra o total de 99 pacientes recuperados.

Prorrogação de lockdown

Embora o governador Wilson Lima decretasse a reabertura gradual do comércio em Manaus, epicentro da pandemia no Estado, dois municípios do interior do Amazonas, por outro lado, prorrogaram o lockdown.

Veja mais: Após reabertura do comércio, dois municípios do AM prorrogam lockdown por mais 10 dias

A medida, que significa o fechamento ou trancamento total, visa combater a disseminação da pandemia do novo Coronavírus, doença que causa a Covid-19, de uma forma rígida, proibindo a circulação de pessoas em horários pré-estabelecidos pelas prefeituras.

Confira o decreto:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.