Associação de Jornalistas e Escritoras empossa nova diretoria no AM; ‘Somos pulsar e verbo’

Maria Auxiliadora Paula de Paiva assume como presidente coordenadora, a vice-presidente será Eulália Bichara Rodrigues e Maria Paula Litaiff, CEO da REVISTA CENARIUM será a segunda vice-presidente (Ricardo Oliveira/ Cenarium)

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS – A jornalista Maria Auxiliadora Paula de Paiva assumiu nesta quinta-feira, 31, a presidência da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenaria Amazonas (AJEB-AM). O evento aconteceu no Centro Cultural Palácio da Justiça. Maria Auxiliadora Paula de Paiva assume como presidente coordenadora, a vice-presidente será Eulália Bichara Rodrigues e Maria Paula Litaiff, CEO da REVISTA CENARIUM, será a segunda vice-presidente.

“Hoje somos pulsar, verbo e vida. Somos centenas e estamos espalhadas pelo Brasil”, poetizou Maria Auxiliadora.

PUBLICIDADE

“Estou muito feliz com esse momento. É um novo passo que a associação de jornalistas e escritoras do Amazonas vai dar. Nós viemos de uma primeira gestão da associação cuja presidência era a escritora Kátia Colares que foi quem pavimentou a estrada da AJEB para que hoje pudéssemos chegar aqui. Então a gente pretende dar continuidade a tudo aquilo que a escritora Kátia construiu dentro da instituição e avançar”, destacou.

A nova presidente defendeu que a associação trabalha sempre com o universo feminino. “São os nossos objetivos a ampliação da participação da mulher no mercado editorial e também no mercado literário, que são pautas muito importantes para nós, mas também a gente pretende ampliar a nossa capacidade de ação”, disse.

O evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 31, no Centro Cultural Palácio da Justiça (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

Objetivo e ação

Segundo a nova presidente, a razão de existir da AJEB é justamente pela valorização do pensar feminino. “A instituição reúne as mulheres que tem o dom da escrita, o dom pela paixão artística da poesia, do texto mais literário e também aquelas mulheres que tem o dom da escrita, mas também do ponto de vista laboral que trabalham escrevendo”, comentou a nova presidente.

“A gente entende que essa função é muito importante porque é a única forma que temos de comunicar com as futuras gerações, com aquelas pessoas que provavelmente vão nascer depois que a gente deixar de existir, mas quando fazemos um registro histórico através da nossa prescrita, através do momento social que a gente vive e através do pensar feminino. Somos uma instituição feminina, a gente acaba ocupando e fazendo com que as mulheres ocupem mais espaço dentro da sociedade”, acrescentou.

Gestão anterior

No evento, a gestão anterior celebrou as atividades do último biênio. A gestão era composta pela Presidente-Coordenadora: Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro, 1ª Vice-Presidente: Maria Auxiliadora Paula de Paiva, 2ª Vice-Presidente: Maria de Belém de Oliveira Maués, 1ª Secretária: Neilany Feitosa Amazonas, 2ª Secretária: Raimunda Gil Schaeken, 1ª Diretora de Projetos: Ana Gizele Costa dos Santos Oliveira, 2ª Diretora de Projetos: Dayse Peixoto Maia e a Diretora de Comunicação: Arthemisa de Castro Gadelha. O Desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior também esteve presente no evento.

Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro lembrou que nos anos da sua gestão, apesar das dificuldades da pandemia, o trabalho foi executado. “Fizemos o que a situação da pandemia nos permitiu fazer. Agora com a posse da jornalista e escritora Maria Auxiliadora Paula de Paiva como presidente coordenadora das vice-presidentes Eulália Bichara Rodrigues e Maria Paula Litaiff, juntamente com a diretoria a AJEB continuará firme e dará parte largos para o seu crescimento”, destacou Katia.

“Na verdade nós fazemos e já é grande e continuará a crescer. Haja vista, suas integrantes serem mulheres unidas, fortes, corajosas e que amam desafios. Agradeço mais uma vez ao nosso Deus que sempre esteve presente em todos os momentos da minha vida”, completou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.