Astronauta Wang Yaping se torna primeira mulher da China a fazer caminhada no espaço

Astronauta chinesa Wang Yaping ajusta seu capacete durante treinamento em Pequim (STRINGER NETWORK/Reuters)

Com informações do Infoglobo

PEQUIM – A astronauta Wang Yaping, de 41 anos, se tornou a primeira mulher da China a realizar uma caminhada no espaço. O feito foi registrado neste domingo, durante um trabalho de 6h30 fora da estação espacial Tiangong.

Acompanhada do colega Zhai Zhigang, ela atuou na instalação de um dispositivo de suspensão e conectores de transferência para o braço robótico de uma nova estação, ainda em construção, conforme a imprensa estatal chinesa. O trabalho também foi uma oportunidade para testar equipamentos, como o traje especial produzido na China.

PUBLICIDADE

Essa foi a primeira vez que a equipe saiu da estação espacial desde que chegou ao local no dia 16 de outubro, na missão Shenzhou-13, a segunda de quatro viagens necessárias para completar a estação até o final de 2022. O terceiro membro da tripulação, Ye Guangfu, permaneceu no módulo espacial.

Mãe de um menino de cinco anos, Wang nasceu em uma região rural. Conhecida entre seus colegas por sua tenacidade, a ex-piloto da Força Aérea viajou pela primeira vez ao espaço em 2013, para Tiangong-1, um protótipo de laboratório espacial. Até agora, a China só enviou duas astronautas para o espaço. A primeira foi Liu Yang, em 2012.

Proibidos pela lei dos EUA de trabalhar com a Nasa e, por extensão, na Estação Espacial Internacional (ISS), os chineses passaram a última década desenvolvendo tecnologias para construir sua própria estação. Com a aposentadoria da ISS em alguns anos, a estação espacial da China se tornará a única na órbita da Terra.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.