Astronautas da Nasa resgatados no espaço chegam à Terra nesta terça, 18
Por: Cenarium*
18 de março de 2025
SÃO PAULO – Às 2h05 desta terça-feira, 18, uma cápsula Crew Dragon desacoplou da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Nela, viajam os astronautas da Nasa Barry Eugene Wilmore, 62, e Sunita Williams, 59, que se despedem do laboratório nove meses após terem chegado para uma missão que originalmente duraria oito dias.

Dividem a cápsula Crew Dragon com eles o astronauta Nick Hague, também da Nasa, e o cosmonauta Alexandre Gorbounov. Estes dois últimos ficaram menos tempo na estação, cinco meses —eles viajaram em setembro do ano passado à ISS na nave da SpaceX e havia dois assentos vazios reservados para justamente para Wilmore e Williams.
Wilmore e Williams estão voltando para a Terra numa nave da SpaceX, mas partiram rumo ao espaço em 5 de junho do ano passado em uma cápsula CST-100 Starliner, da Boeing. Aquele voo foi a estreia da nave desenvolvida pela Boeing em uma missão tripulada.

Mas alguns problemas na Starliner, ainda a caminho da ISS, inicialmente estenderam a missão. E, mais tarde, culminaram com a decisão da agência espacial americana de determinar que a nave da Boeing voltaria vazia para a Terra e que os seus astronautas retornariam depois em uma outra nave, da concorrente SpaceX, de Elon Musk.
Relembre os principais momentos da missão que começou com um feito da Boeing, que foi a segunda empresa do mundo a mostrar a capacidade de levar astronautas à órbita em um veículo próprio, e termina com os astronautas regressando à Terra na nave de sua concorrente. A previsão é que a nave pouse no mar às 18h57 desta terça, 18.
Leia a matéria na íntegra neste link.