30 de outubro de 2020

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC

Náferson Cruz – Revista Cenarium

MANAUS – Após passar anos treinando jovens para trabalharem na proteção do meio ambiente, o ativista e líder da Guarda Ambiental Indígena (GIA), José Gregório, terá seus feitos mostrados na nona série ‘Rainforest Defenders’, que apresenta líderes que lutam pela conservação da Amazônia.

O ativista indígena junto à guarda atua no Parque Natural Nacional de Amacayacu, sobreposto à Reserva Indígena Tikuna, Cocama e Yagua, na Amazônia colombiana, próximo a tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, região onde as ameaças são múltiplas, da pesca excessiva à mineração ilegal, aos madeireiros e à reinstalação de laboratórios de processamento de coca.

Devido às restrições de mobilidade em razão da pandemia da Covid-19 fizeram com que a guarda indígena reduzisse significativamente suas rondas pela área. Além disso, caiu drasticamente a renda disponível para o combustível de canoa.

José Gregório e a guarda por ele criada, recentemente, retomaram os trabalhos de controle ambiental do território. Em relação à doença (Covid-19), ele conta que se cuidam com plantas medicinais da floresta que protegem e auxiliam na resiliência dessas comunidades amazônicas, determinadas a sobreviver a todos os males desde os antigos tempos da colonização.

A série Rainforest Defenders é um projeto de openDemocracy (Democracia Aberta) em colaboração com Engajamundo Brasil, com o apoio do Rainforest Journalism Fund do Pulitzer Center.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.