Ativistas pedem ajuda de governos para chegar a Gaza com segurança


Por: Lucas Thiago

05 de junho de 2025
Ativistas pedem ajuda de governos para chegar a Gaza com segurança
Ativistas em embarcação rumo a Gaza (Reprodução/Redes Sociais)

MANAUS (AM) – Ativistas de sete países pedem ajuda de governos para que o barco da Coalizão Flotilha da Liberdade, com ajuda humanitária, navegue com segurança até Gaza. A ativista sueca Greta Thunberg, de 22 anos, embarcou no navio Madleen no último domingo, 1°. A viagem tem como objetivo protestar contra as ações israelenses no território palestino e buscar estabelecer um corredor humanitário para a região.

A deputada francesa Rima Hassen, que integra a viagem ao lado de Greta e outros ativistas, publicou nas redes sociais um pedido de “proteção” ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e outros chefes de Estado por conta da presença de drones que sobrevoaram a embarcação. O internacionalista brasileiro Thiago Ávila, que se descreve como um “ativista” nas redes sociais, também está junto ao grupo.

Em uma publicação no X, na terça-feira, 3, a parlamentar europeia, membro do partido de esquerda França Insubmissa (LFI), mencionou o petista, além do presidente francês, Emmanuel Macron, e outras autoridades de países dos quais os tripulantes da embarcação são cidadãos.

Deputada francesa Rima Hassen faz pedido de ajuda a chefes de Estado (Reprodução/Redes Sociais)

“Precisamos da sua ajuda para disseminar amplamente esta mensagem, identificando os líderes dos países cujos cidadãos fazem parte da tripulação e pedindo proteção”, escreveu Rima Hassan. Um drone de vigilância foi visto sobrevoando o Madleen na noite de segunda-feira, 2. De acordo com a coalizão, o incidente ocorreu a 68 quilômetros das águas territoriais gregas.

As aeronaves não tripuladas monitoraram o grupo de ativistas por cerca de uma hora e depois desapareceram. O brasileiro Thiago Ávila detalhou a situação: “Às 23h02, confirmamos um drone perto de nós. Estamos a 80 quilômetros da Grécia e a 62 quilômetros das águas territoriais da Grécia”, disse o ambientalista em um vídeo publicado nas redes sociais.

Internacionalista brasileiro Thiago Ávila fala sobre sobrevoo de drone (Reprodução/Redes Sociais)

Ainda não se sabe se os drones são de reconhecimento, operações psicológicas ou de ataque. “Nós perdemos o contato visual com o drone, o que significa que ele pode ter retornado ou apagado as luzes”, diz ele.

A página da Freedom Flotilla Brasil pede ajuda em valores para ajudar na missão dos ativistas, além solicitar manifestação e segurança dos governos dos participantes da missão. “É hora dos governos do mundo se levantarem! Demande que os governos protejam seus civis a bordo da ‘Madleen‘ e parem de permitir que Israel cometa mais crimes de guerra“, diz trecho de uma publicação da página.

Publicação da página Freedom Flotilla Brasil (Reprodução/Redes Sociais)
Expedição

Em maio deste ano, Thiago Ávila participou de uma outra missão para Gaza a bordo de um navio que foi atingido por drones em águas internacionais, quando navegava próximo à costa de Malta. A embarcação não chegou ao destino. Brasiliense, Thiago Ávila tem 38 anos e já foi candidato a deputado federal pelo Psol no Distrito Federal, em 2022.

O barco, que partiu da Sicília no domingo, 1°, transporta ajuda humanitária, incluindo leite em pó, fraldas, farinha, arroz, produtos sanitários, filtros de água e suprimentos médicos. A expedição faz parte de um esforço internacional organizado pela Coalizão Flotilha da Liberdade para quebrar o bloqueio naval de Israel sobre Gaza, um cerco amplamente condenado por grupos de direitos humanos e especialistas jurídicos.

A CENARIUM solicitou nota do Itamaraty sobre a situação do brasileiro que se encontra na missão para levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, mas até o momento não houve retorno.

Leia mais: Governo brasileiro condena novo ataque israelense na Faixa de Gaza
Editado por Jadson Lima e Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.