Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
29 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Da Revista Cenarium

MANAUS – Cid Moreira está retornando à rádio, desta vez, em formato web. O jornalista, que foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional e iniciou a carreira no rádio, lançou nesta terça-feira, 1º, a Rádio Conhecer, que terá programas apresentados por ele.

Ele revela que, aos 93 anos de idades, já não imaginava retornar ao rádio e vive um momento de muita alegria com o novo projeto, sentimento que descreve como um ‘renascimento’. “Me sinto emocionado como se estivesse entrando no rádio pela primeira vez”, afirma.

Para o jornalista, dono de uma das vozes mais conhecidas do país, a radio online é um formato impressionante, visto que mescla a velocidade característica deste tipo de veículo com o grande alcance proporcionado pela internet. Quando iniciou sua carreira, ainda era utilizado o rádio a válvula e, por isso, ele se surpreende com a facilidade de conexão atual.

De acordo com Cyro César, também criador da Rádio Conhecer, a presença do rádio no mundo online é uma tendência mundial e marca a transição de um dos meios de comunicação mais antigos. Além disso, ele ressalta que uma das vantagens é a possibilidade de elementos interativos, que serão utilizados no projeto.

Com uma programação leve e que aborda assuntos de diferentes áreas do conhecimento, a rádio estará no ar 24h por dia, mesclando uma grade com música e informação. A proposta é que os temas sejam diferentes do que é abordado no cotidiano da mídia tradicional, apresentados por Cid e especialistas da área. O primeiro programa será sobre astronomia.

Do rádio à TV

Cid Moreira iniciou sua carreira na Rádio Difusora de Taubaté, cidade no interior de São Paulo, aos 17 anos. Ele lembra que, na época, era tímido e sofria gagueira, principalmente quando alguém o via no estúdio.

Ainda naquela época, ele conta que recebia conselhos de um locutor que, certo dia, afirmou que sua voz seria conhecida em todo o país. Ele estava certo. Em 1969, Cid se tornou o primeiro apresentador do maior telejornal do Brasil, o Jornal Nacional.

Além disso, ele também participou de projetos paralelos, como a gravação da Bíblia e de poemas. Aos 76 anos de carreira, atualmente ele se dedica principalmente às redes sociais e ao canal no YouTube. Ele afirma se sentir realizado pessoalmente e profissionalmente.