Atletas estreantes do projeto ‘Jovens Embaixadores’ se destacam em campeonato de jiu-jítsu local

O evento ocorreu nesse sábado, 19, no Ginásio da Assembleia Legislativa do Amazonas (Reprodução/Divulgação)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – “O esporte é um dos maiores meios de inclusão social. Foram 8 meses de trabalho, desde a inauguração do projeto até hoje, e os primeiros atletas já começaram a disputar campeonato. Estamos muito felizes com os resultados e isso nos mostra que estamos no caminho certo”. A frase é de Guilherme Torres, um dos responsáveis pelo projeto ‘Jovens Embaixadores’, em comemoração à estreia vitoriosa dos novos atletas no torneio da Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas realizado nesse sábado, 19, no Ginásio da Assembleia Legislativa do Amazonas.

João Victor Souza da Silva, Rafael Bessa de Carvalho e Leandro Santa Rosa da Costa foram os nomes destaques no desafio de lutas casadas do torneio. Há 6 meses, participantes do projeto voltado para crianças e adolescentes carentes e em situação de vulnerabilidade, os atletas disputaram na categoria adulto, peso 52kg e 54kg, respectivamente. João Victor é faixa roxa no esporte e também atleta da academia AJ parceira, nos treinos, do projeto. Rafael e Leandro são faixas brancas.

PUBLICIDADE
Rafael Bessa, 13 anos, campeão faixa branca 52kg (Reprodução/Divulgação)

“É a minha primeira vitória e estou muito feliz. O projeto ‘Jovens Embaixadores’ foi minha primeira academia e incentivo. É uma iniciativa muito importante para mim porque esse projeto salva vidas, tira crianças da rua, do uso de drogas e nos ajuda tanto. O mestre Guilherme e meus amigos de treino me ensinam sobre a vida, nos momentos de altos e baixos dela. Não é só jiu-jitsu, não é só um esporte, eles ensinam a viver”, ressalta o jovem Rafael Bessa, que já expressou o desejo de participar do Campeonato Amazonense de Jiu-Jitsu previsto para ser realizado em abril.

Sobre o projeto

O projeto ‘Jovens Embaixadores’ é uma iniciativa ligada ao Instituto Desembargador Cândido Honório – (Idesch) que desenvolve atividades esportivas e o estudo da palavra para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

“O projeto salvou minha vida, sou grato, eternamente”, diz Rafael Bessa (Reprodução/Divulgação)

O Idesch é uma entidade associativa sem fins lucrativos, voltada para pesquisa, ensino e desenvolvimento de atividades múltiplas e, de acordo com o presidente do projeto, Cândido Honório Soares, as atividades voltadas ao público infantil e jovem podem revelar muitos talentos esportivos escondidos na cidade e também resgatar, utilizando a fé daqueles que se desviaram por algum motivo do caminho do “bem”, perdendo o foco seja nos estudos, trabalho, família, dentre outros.

Dentro do projeto há ainda o programa ‘Adote um jovem embaixador’, onde o patrocinador vai acompanhar a evolução do atleta patrocinado, observado de perto, tanto no rendimento nos treinos quanto, principalmente, no âmbito escolar, que é um pré-requisito para ser cadastrado conosco. E pretendemos ajudar com um rancho para aqueles mais carentes”, explica.

Da esquerda para direita, Mestre Guilherme Torres, atleta Rafael Bessa, mestre Cândido Honório, atleta Leandro Santa Rosa e Mestre Paulo Castro (Reprodução/Divulgação)

Aos interessados em ajudar, como voluntário, no projeto ou em participar para receber as aulas e orientações, basta procurar o perfil @projetojovensembaixadores no Instagram e clicar no link da bio, ou mandar um direct e aguardar resposta. Aos que desejarem conhecer de perto, a sede do projeto fica localizada na rua Anderson Freire, número 8, Petrópolis, Zona Sul de Manaus.

“Vamos, agora, fazer ajustes pontuais e retomar os treinos na segunda-feira, 21. No próximo mês, os demais atletas também estrearão nos campeonatos. Temos a meta de fazermos campeões mundiais. Hoje, somos 70 alunos, mas com uma fila de espera de 260. Logo, iremos abrir novas turmas para acomodar mais atletas”, finaliza Guilherme Torres.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.