3 de março de 2021

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O ator indígena Fidelis Baniwa faz um apelo para salvar o pai, Lauro Fidelis, que está internado no hospital Irmã Edwiges Sikorska em Santa Isabel do Rio Negro (a 628 quilômetros de Manaus). Via internet, o ator pede a remoção do pai para Manaus. Com quadro agudo de Covid-19, o patriarca Baniwa está internado há mais de dez dias. Qualquer contato de apoio a Fidelis Baniwa pode ser feito pelo fone (92) 99146-3228.

Fidelis Baniwa e o pai Lauro Baniwa no hospital em Santa Isabel do Rio Negro (Reprodução/Divulgação)

“Meu pai está há 12 dias internado no hospital daqui de Santa Isabel e sua situação complicou nos últimos três dias, pois a saturação vem caindo. Faço um apelo para quem puder ajudar, autoridades, ministério público, para que o meu pai não seja mais um na lista, na estatística de morte aqui em Santa Isabel”, apelou o ator.

Ainda de acordo com Baniwa, o quadro da saúde pública vem se agravando em Santa Isabel, que não possui leitos de UTI para internar dezenas de doentes no munícipio. “Aqui está uma calamidade. Estamos buscando um leito para o meu pai, mas há outros casos também ainda mais graves”, comentou Fidelis.

Carreira

Luiz de Jesus Fidelis, 46 anos, artisticamente chamado de Fidelis Baniwa, é um ator e músico conhecido nos palcos do Amazonas. Possui uma carreira consolidada como ator de teatro, cinema e televisão. É militante cultural, social e político. Recentemente foi candidato a prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol).

O ator Fidelis Baniwa contracenando com a atriz Ana Paula Arósio em Mad Maria em 2005 (Reprodução/Internet)

O momento marcante de sua carreira aconteceu em 2005, quando atuou na minissérie da Rede Globo ‘Mad Maria’. Na obra extraída do romance do escritor amazonense Márcio Souza, Fidelis interpretou a personagem Joe Caripuna, um indígena em conflito com o ‘progresso’ trazido pela construção da lendária ferrovia Madeira-Mamoré.

Na minissérie, o ator indígena contracenou com a atriz Ana Paula Arósio e o ator Fábio Assunção. Mad Maria foi um grande sucesso na televisão brasileira e o nome de Fidelis Baniwa passou a figurar no meio artístico. Depois do sucesso como Joe Caripuna, Fidelis se dedicou à carreira de ator de teatro e músico em Manaus.