Aulas presenciais da rede estadual retornam hoje, em Manaus, com cuidados contra Covid-19

As aulas retornam na próxima terça-feira, 1º de junho em toda a capital. (Michell Mello/Secom)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Em meio à promessa de deflagração de greve de professores, as aulas presenciais da rede estadual de Manaus retornam nesta segunda-feira, 10, em 123 escolas de Ensino Médio. O Amazonas é o primeiro Estado a retomar as atividades presenciais após o período de isolamento social decorrente da Covid-19, segundo a Secretaria de Educação (Seduc).

O Sindicato de Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom/ Sindical), mesmo após a Justiça derrubar a ação dos educadores que pediram a suspensão da medida, anunciou nesse domingo, 9, que manterá a greve, por tempo indeterminado, contra o retorno das aulas.

PUBLICIDADE

O sindicato afirma que não há garantia de segurança sanitária para alunos e professores. Em nota divulgada neste domingo, os educadores reforçam a preocupação com a pandemia e que suas exigências não foram atendidas por parte do poder público.

Com a grande quantidade de alunos e professores utilizando transporte público, o Asprom/ Sindical faz um alerta para o risco de contaminação em massa pelo novo Coronavírus.

“Todos sabemos que, mesmo com a pandemia, os ônibus continuam circulando superlotados e sem nenhuma fiscalização do poder público. É certo que os adolescentes e trabalhadores em educação irão se contaminar dentro dos ônibus se forem obrigados ao trabalho presencia nas escolas”, diz trecho da nota.

Retorno

Segundo o governo, são esperados nesta segunda-feira cerca de 100 mil estudantes nas escolas, que foram reestruturadas para receberem os alunos. As aulas presenciais da rede estadual voltam um mês após a reabertura das instituições de ensino privadas

Para que a segurança de alunos e professores seja mantida, mudanças precisaram ser feitas nas unidades educacionais, como a instalação de espaços sinalizados, móveis afastados para dar mais espaço de circulação, torneiras substituídas e banheiros recuperados.

Para evitar o contágio pela Covid-19, a higiene e a prevenção são fatore fundamentais (Michell Mello/ Secom)

Além disso, as escolas receberam dispensadores de álcool em gel em todas as salas, de alunos e professores, auditório e demais espaços comuns. As escolas terão de obedecer ainda a protocolos de distanciamento social, o uso de máscaras será obrigatório.

Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) informou que fará, ao longo da semana, a distribuição de duas máscaras de pano para alunos da rede estadual que estudam um turno e quatro para os que estudam em tempo integral.

A saúde dos alunos, higiene pessoal e dos ambientes escolares, devem ser monitoradas. Estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) retornam apenas no dia 24 de agosto.

A reabertura das escolas estaduais estava prevista no 4º ciclo da reabertura gradual das atividades do Governo do Estado

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.