Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
15 de junho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – As aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino, serviços de atendimentos e a circulação do transporte coletivo em Manaus foram suspensas nesta segunda-feira, 7, após os ataques criminosos empreendidos neste fim de semana. O horário de início da vacinação contra a Covid-19 em postos de imunização ainda foi adiado. As determinações partiram do Governo do Amazonas e da prefeitura da capital por medida de segurança.

Veja o que foi alterado ou suspenso:

Transporte

Principais alvos dos incêndios criminosos, os ônibus não estão circulando em Manaus na parte da manhã desta segunda-feira. A decisão foi anunciada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Toda a frota está recolhida desde a madrugada de domingo.

Educação

As secretarias estadual e municipal de educação suspenderam as aulas presenciais nas unidades de ensino da capital amazonense. A Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) afirmou que a decisão se deu “em razão da suspensão do transporte coletivo em Manaus”. No entanto, os alunos ainda devem acompanhar as atividades letivas por meio do Projeto Aula em Casa.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) seguiu a medida do governo estadual e também suspendeu as aulas presenciais. As escolas da rede municipal seguem fechadas “por medida de segurança”.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) recomendou que as atividades administrativas e pedagógicas nas instituições de ensino privadas sejam “100% de forma remota”.

Saúde

Na área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela imunização na capital amazonense, informou que o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, Clínicas da Família e outros centros de atendimento em saúde têm previsão de iniciar às 11h, incluindo o atendimento de vacinação contra a Covid-19.

A pasta ainda afirmou que a confirmação do horário de volta dos atendimentos “dependerá dos próximos acontecimentos”.

O Governo do Amazonas determinou ainda aos órgãos da administração estadual o funcionamento, preferencialmente, na modalidade de teletrabalho. No entanto, ressaltou que os serviços essenciais das áreas de saúde e segurança continuarão funcionando normalmente.

Serviços

Na modalidade de atendimentos, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informou em nota que os Postos de Atendimento Descentralizados (PAD) instalados nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) Sumaúma, Compensa, Alvorada, Galeria dos Remédios, Uai Shopping e Parque 10 Mall, estarão fechados nesta segunda-feira.

Quanto ao atendimento das pessoas na matriz do órgão, na avenida Mário Ypiranga, bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, continua normalmente, porém, quem não conseguir se dirigir ao atendimento, será informado, até o fim do dia, como e quando será atendido novamente.

Sistema prisional

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) também suspendeu as visitas no sistema prisional, mas anunciou que a medida é por “tempo indeterminado”.