Aumento de estupros no Amazonas: estatísticas que desafiam políticas públicas
Por: Jadson Lima
25 de julho de 2025
O aumento de 95 casos de estupros no Amazonas entre 2023 e 2024 expõe uma tendência que ignora o crime brutal contra mulheres no Estado e revela a dificuldade das autoridades, apesar dos esforços, de combater uma das violações mais graves contra pessoas que muitas vezes vivem em situação de vulnerabilidade. Os dados do Anuário da Segurança Pública, divulgados nessa quinta-feira, apontam para o crescimento de mais de 32% em casos de estupro no Amazonas.
No último ano, a Polícia Civil intensificou as operações de combate a esses crimes, mas, de acordo com os índices divulgados, as medidas não têm sido suficientes para cessar esses delitos que violam mulheres. Somados a esses dados, o relatório também revelou o crescimento de outro crime mais grave: o estupro de vulnerável.
Em 2023, foram registrados 791 casos, no ano seguinte, os registros explodiram e chegaram a 1.161. Conforme as divulgações das investigações que são tornadas públicas pelas autoridades, os crimes ocorrem, sobretudo, nos municípios do interior, onde os casos muitas vezes são relativizados. Diante desse cenário, é urgente que haja políticas não apenas de repressão aos crimes, mas de conscientização para que as vítimas tenham o aparato necessário para denunciar sem medo de represálias.
