Aumento de neonazismo no Brasil escancara perfis de ódio na internet

Pesquisa indica o crescimento do discurso de ódio online (Composição/Wesley Santos/Midjourney)

O crescimento de células de grupos neonazistas no Brasil cresceu 270% entre janeiro e maio de 2021 e se espalhou por todas as regiões do País, segundo pesquisa da antropóloga Adriana Dias divulgada em 2024. No início de 2022, o levantamento identificou mais de 530 núcleos extremistas em todo o Brasil. Esse avanço teria sido impulsionado pela disseminação de discursos de ódio e narrativas extremistas, principalmente na internet, por meio das redes sociais e de fóruns.

A CENARIUM fez um levantamento e investigou grupos e perfis que compartilham ódio contra minorias em ambientes virtuais. Nesses espaços, participantes compartilham repúdio contra feministas, judeus, negros e a população LGBTQIAPN+. O neonazismo é um movimento político que surgiu na Europa após a Segunda Guerra Mundial e que tem como inspiração os ideais do nazismo. Os neonazistas utilizam os ideais nazistas para reproduzir uma visão de mundo deturpada, a fim de promover o ódio contra determinados grupos.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.